Perguntar
Fechar

Sinto falta de libido. O que fazer?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

A falta de libido pode ser causada por diversos motivos e fatores, as indicações ou sugestões de tratamento irão se basear na causa do problema.

Atualmente o transtorno de ansiedade generalizado e o estresse do dia a dia são os maiores responsáveis por alterações psicológicas e físicas, como desânimo, déficit de memória, diminuição da libido, descontrole de pressão arterial, aumento ou diminuição importante de peso, entre outros.

Porém existem ainda causas para falta de libido que devem ser levadas em consideração e excluídas pelo médico, como uso de alguns medicamentos, por exemplo, calmantes e antidepressivos; ou distúrbios hormonais não relacionados ao fator psicológico, como a diabetes descompensada ou hipotireoidismo.

Para todos os casos existe uma orientação e ou tratamento pormenorizados, como indicação de medicamentos, troca/ajuste de doses e/ou terapias, que poderão auxiliar em cada caso.

A primeira coisa a fazer nesse caso é consultar o médico/a ginecologista para avaliação clínica e específica. Se for necessário poderá ser encaminhado/a para avaliação com sexólogo, ou psicólogo especializado na área de terapia sexual.

Saiba mais sobre o assunto: