Uma pulsação na barriga pode ser apenas os batimentos cardíacos sentidos através da artéria aorta, mas também pode indicar um aneurisma nessa mesma artéria. Gravidez não provoca pulsação na barriga. Mesmo que a mulher esteja grávida, não é possível sentir o coração do bebê bater.
A artéria aorta é o principal vaso sanguíneo que sai do coração e atravessa o tórax e o abdômen (barriga). A porção abdominal da aorta é volumosa e pode ser facilmente sentida em pessoas magras. Daí a sensação de "pulsação na barriga".
Porém, existe um problema relacionado às artérias chamado aneurisma, em que o vaso sanguíneo fica dilatado e pode se romper, causando uma hemorragia interna que pode levar à morte.
Normalmente o aneurisma da aorta não causa sintomas, mas, quando estes aparecem, o paciente geralmente sente pulsação na barriga e dor na barriga ou nas costas. É importante lembrar que cerca de 75% dos casos de aneurisma da aorta ocorrem na porção abdominal.
Essa dilatação geralmente ocorre numa área mais frágil da parede da artéria, enfraquecida principalmente pela aterosclerose. Isso faz com que a pressão sanguínea no interior da artéria provoque a protusão (dilatação).
O aneurisma da aorta pode se romper a qualquer momento e quase sempre evolui para a ruptura, daí a importância de um diagnóstico precoce. Uma vez detectado, o tratamento do aneurisma é cirúrgico.
Em caso de sensação de pulsação na barriga, o mais indicado é procurar o/a médico/a clínico/a geral ou médico/a de família para que o abdômen seja devidamente examinado e as causas sejam identificadas.
Para saber mais sobre tremores e pulsações na barriga, você pode ler:
Causas de barriga tremendo e quando devo me preocupar
Sinto minha barriga mexer: o que pode ser?
O que pode causar a sensação de "útero tremendo"?
Referência
FBG. Federação Brasileira de Gastroenterologia.