Perguntar
Fechar

Sintomas da Tuberculose

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

A tuberculose apresenta sintomas gerais iniciais leves e não específicos para a tuberculose. Os principais sintomas da tuberculose pulmonar crônica, assunto deste post, são sintomas gerais que podem ser confundidos com outras doenças e, como geralmente são insidiosos (eles são leves e de progressão lenta), as pessoas não procuram assistência prontamente.

Sintomas da tuberculose pulmonar:

  • Febre leve geralmente no final de tarde e início da noite;
  • Sudorese noturna;
  • Emagrecimento progressivo, no início, a perda de peso é pequena e com o passar dos meses esse emagrecimento torna-se intenso causando grande debilidade física;
  • Perda de apetite;
  • Mal-estar geral sentido como uma fraqueza, uma fadiga, um estado de debilidade geral, no início é sentido mais no final do dia junto com a febre e depois pode ocorrer durante todo o dia;
  • Tosse que no início pode ser leve, discreta e seca; com a progressão da tuberculose a tosse vai ficando cada vez mais intensa e torna-se produtiva com raias de sangue, em alguns casos a doença avança a tal ponto que o paciente começa a tossir sangue em grandes quantidades.

A pessoa com tosse por três semanas ou mais associada aos sintomas anteriores é considerada caso suspeito de tuberculose e deve ser investigada adequadamente pelo/a médico/a.

Leia também:

Tuberculose tem cura? Qual o tratamento?

Tuberculose é contagiosa? Como se transmite?

Quais são os tipos de tuberculose?