Perguntar
Fechar

Sintomas que qualificam os casos como suspeitos de Dengue

Falando sobre a Dengue existe sempre a dúvida de quando considerar uma pessoa com alguma doença aguda febril como um caso suspeito de Dengue. Correlacionando os sintomas da Dengue o Ministério da Saúde em conjunto com as Secretarias de Saúde e os médicos consideram como caso suspeito de Dengue toda pessoa que apresentar febre de início repentino, geralmente alta, com duração de até 7 dias, acompanhada de dois ou mais dos sintomas abaixo:

  • Cefaléia;
  • Dor atrás dos olhos;
  • Mialgias (dores nos músculos);
  • Artralgias (dores nas articulações);
  • Prostação (cansaço, fraqueza);
  • Exantema (lesões de pele avermelhadas – como se toda a pele fosse pintada de pontilhado por uma canetinha vermelha).

Os sinais e sintomas acima descritos podem ou não estar associados com a ocorrência de algum tipo de sangramento ou hemorragia e a pessoa precisa ter estado (morar ou ter feito uma viajem), nos últimos 15 dias, em algum lugar onde esteja ocorrendo a transmissão da Dengue ou que tenha a presença do mosquito Aedes aegypti.

Leia também: Dengue pode virar hepatite, meningite ou pneumonia?

Essa pessoa deve procurar um serviço de saúde, clínica ou o seu médico do convênio ou plano médico e ser submetida a uma avaliação médica que fará o diagnóstico correto da doença e se necessário submeter o paciente aos exames para confirmação ou exclusão de caso suspeito de Dengue. Além da orientação e tratamento adequado para cada caso e de acordo com a gravidade dos sintomas.