Perguntar
Fechar

Quais são os sintomas da dengue?

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Os sintomas da dengue incluem febre de início repentino, geralmente alta, com duração de até 7 dias, acompanhada de dois ou mais dos seguintes sinais e sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dor nas articulações, dor abdominal intensa, diarreia, vômito, cansaço, fraqueza e lesões de pele avermelhadas, como se toda a pele fosse pintada de pontilhado por uma caneta vermelha. Essas erupções na pele podem causar coceira.

Os sinais e sintomas da dengue acima descritos podem ou não estar associados com a ocorrência de algum tipo de sangramento ou hemorragia (dengue hemorrágica).

A pessoa também precisa ter estado nos últimos 15 dias em algum lugar onde esteja ocorrendo a transmissão da dengue ou que tenha a presença do mosquito Aedes aegypti.

Mosquito da dengue
Mosquito transmissor da dengue

Como identificar a dengue hemorrágica?

O tipo mais grave de dengue é a forma hemorrágica da doença, que causa hemorragias na pele, nos tecidos abaixo da pele e nos intestinos, podendo provocar a morte do paciente.

Somente pelo acompanhamento médico é possível averiguar se a pessoa vai desenvolver ou não dengue hemorrágica.

Como é feito o diagnóstico e o tratamento da dengue?

O diagnóstico da dengue é feito com exames de sangue, exames clínicos e pela história do paciente. O tratamento da dengue visa apenas aliviar os sintomas, já que não há um medicamento específico para tratar a doença.

Veja também: Como posso prevenir a dengue?

A pessoa que está com sintomas de dengue deve procurar um serviço de saúde para ser submetida a uma avaliação médica que fará o diagnóstico correto da doença e, se necessário, submeter o paciente aos exames para confirmação ou exclusão de caso suspeito de dengue. Além da orientação e tratamento adequado para cada caso e de acordo com a gravidade dos sintomas.

Vale lembrar que também é importante notificar as autoridades sanitárias da cidade para que tomem medidas a fim de controlar a doença e prevenir surtos de dengue.

Saiba mais em: É possível pegar dengue duas vezes?