Perguntar
Fechar

Sofri um infarto. Que cuidados devo ter depois?

Os cuidados que se devem ter após um infarto estão relacionados sobretudo com esforços físicos. Entre a 3ª e a 6ª semana depois do ataque cardíaco, o músculo do coração ainda está em processo de cicatrização e é durante esse período que deve-se evitar exercícios intensos e levantar pesos.

Casos menos graves recebem alta 3 a 4 dias após o infarto agudo do miocárdio. Em geral, o paciente pode voltar às suas atividades cotidianas depois de 1 mês.

Após o 7º dia, a atividade física do paciente vai aumentando gradualmente e ele é então submetido a um teste de esforço para calcular o risco de sofrer novamente um infarto durante os próximos meses. O mesmo teste também serve para determinar o quanto a pessoa pode se esforçar após a alta.

Em geral, nos primeiros dias após a alta recomenda-se um nível de esforço físico leve. Ao realizar uma atividade, o nível de cansaço deve ser de 2 a 3, numa escala de 0 a 10. Contudo, isso pode variar de pessoa para pessoa.

Muitas vezes a caminhada é o primeiro exercício a ser indicado depois do infarto. Além de caminhar, o paciente também poderá realizar tarefas domésticas, como fazer compras, lavar, pendurar e passar roupa, jardinagem, ou qualquer outra em que a atividade não exija esforço.

O médico cardiologista é o especialista que deverá indicar as atividades físicas mais adequadas para cada paciente, de acordo com o caso.

Também podem lhe interessar:

Infarto fulminante: Quais as causas e como evitar?

Quais os sintomas de um infarto fulminante?

Suspeita de infarto: o que fazer?

Saiba como identificar um infarto e conheça os sintomas

O que pode causar um infarto?