Perguntar
Fechar

Tabela Chinesa: funciona para saber o sexo do bebê?

Dra. Juliana Guimarães
Dra. Juliana Guimarães
Doutora em Saúde Pública

A ansiedade de saber o sexo do bebê leva casais a fazer diferentes testes de gravidez caseiros. Embora não exista comprovação científica de que a tabela chinesa funcione para identificar se o bebê é menino ou menina, os casais a fazem como uma forma de reduzir a ansiedade e a curiosidade. Este é um método baseado na sabedoria popular chinesa.

Tabela Chinesa

Passo a passo para fazer a Tabela Chinesa

Para utilizar a tabela chinesa é necessário saber a idade da mãe e o mês no qual ela engravidou. É preciso observar se a mãe nasceu prematura ou se a gravidez é gemelar (gravidez de gêmeos), pois estas informações influenciam no resultado do teste.

Passo 1: Descobrir a idade lunar da mãe

A idade lunar da mãe corresponde a idade com que a mulher engravidou + 1. Exceto se a mulher tiver nascido nos meses de janeiro ou fevereiro.

Um exemplo: Se a mulher nasceu no dia 02/04/1987, no ano de 2019, ela completou 32 anos. Se ela engravidar no ano de 2019, sua idade lunar é 33 anos. Para as mulheres que nasceram nos meses de janeiro e fevereiro a idade lunar é igual a idade na qual ela engravidou. Suponhamos que uma mulher nasceu no dia 06/01/1989. Se ela engravidar em 2019, ano em que completa 30 anos, sua idade lunar é 30. Não é necessário efetuar nenhuma soma.

Passo 2: Saber o mês no qual a mulher engravidou

Sabendo o mês no qual ocorreu a gravidez, basta apenas verificar a tabela. Os quadrados cor de rosa indicam que é uma menina e os azuis, que é um menino.

Nas situações em que a mãe nasceu prematura a idade lunar é calculada de acordo com a data prevista em que ela deveria ter nascido, acrescentando-se +1, se ela deveria ter nascido em janeiro ou fevereiro.

A forma mais eficaz para saber o sexo do bebê é a ultrassonografia ou o exame de sexagem fetal. O primeiro é o mais comum e é realizado na rotina de pré-natal. O segundo exame, a sexagem fetal, é efetuado por meio da dosagem de hormônios na exame de sangue da mãe. Existe também um exame de urina, vendido em farmácias, capaz de identificar se o bebê é menino ou menina.

É importante procurar um/a médico/a de família ou obstetra para fazer o acompanhamento pré-natal durante toda a gestação. No pré-natal são solicitados exames que permitem não somente verificar o sexo do bebê, mas também acompanhar o desenvolvimento da feto e o estado de saúde da mãe e da criança.

Veja também:

Com quantas semanas é possível ver o sexo do bebê?

Na ultrassonografia transvaginal dá para saber o sexo do bebê?