Anticoncepcional

Tenho 46 anos e com alguns sintomas, posso estar grávida?

Enquanto houver ovulação sempre existe o risco de engravidar, mas se está tomando o anticoncepcional bem certinho não precisa ter medo que não vai engravidar.

Tem algum problema trocar de anticoncepcional?

Anticoncepcional pode ser trocado independente da marca e da dosagem (porque todos são eficazes), o importante é que essa troca seja feita com orientação e a toma seja feita no mesmo dia que faria a do anticoncepcional anterior.

A pílula ciclo 21 é boa?

Sim. É um bom anticoncepcional, barato e eficiente, tem poucos efeitos colaterais e a maioria das pacientes se adaptam bem. Não está entre os melhores, mas é boa.

Antibióticos cortam o efeito do anticoncepcional?

O único antibiótico que de fato corta o efeito do anticoncepcional é a rifampicina utilizada no tratamento da tuberculose, hanseníase e meningite, seja o anticoncepcional injetável, em pílula ou adesivo.

Outros tipos de antibióticos, não demonstraram comprovação científica em limitar a eficácia do anticoncepcional.

Se a mulher precisar tomar qualquer tipo de antibiótico, ela deve informar ao/a médico/a de que usa anticoncepcional, para que o médico possa avaliar a associação de algum método de barreira com o anticoncepcional que ela já está tomando.​

Eu tomo anticoncepcional há 5 meses e há 15 dias tive...

Se não houve relação com penetração sem proteção não há motivo para preocupação,além de que, mesmo que vocês tivessem relação, você está protegida porque toma o anticoncepcional. Não há motivo para você ficar preocupada.

Tenho um mioma e quero engravidar o que fazer?

Um mioma só atrapalha a gestação se ele estiver no miométrio (camada interna do útero), caso ele seja intramural ou externo não há necessidade de fazer nada. Muitas mulheres engravidam e tem seus filhos sem nenhum problema mesmo tendo vários miomas.

Você não pode ficar o mês inteiro sangrando, então precisa mudar ou parar de tomar esse remédio ou mudar o tratamento (cirurgia, se for realmente necessário).

Anticoncepcional pode mudar a coloração da menstruação?

Pode sim. Quando a mulher começa a tomar anticoncepcional, geralmente sua menstruação muda de características (tanto em número de dias, quantidade e aspecto do fluxo menstrual.

Com a injeção anticoncepcional trimensal a menstruação vem normal ou não vem?

Nos primeiros meses a menstruação costuma vir normal e com o passar do tempo a menstruação não vem mais, eventualmente pequenos sangramentos podem ocorrer em períodos irregulares, estes sangramentos podem durar vários dias ou semanas.

Anticoncepcional causa espinha, engorda e diminui o desejo?

Esses sangramentos são sangramentos de escape e podem acontecer com o uso de alguns anticoncepcionais. Não dá para saber se o anticoncepcional que você está usando diminui o desejo sexual (foi sua primeira vez), porém isso pode acontecer. Alguns anticoncepcionais causam espinhas e engordam.

Usando Contracep vou continuar mestruando normalmente?

Duas coisas podem acontecer, você simplesmente pode menstruar como sempre menstruou sem nenhuma alteração, como pode ter irregularidade menstrual (menstruar duas vezes em um mesmo mês ou ficar um tempo sem menstruação), é claro que após parar de usar o Contracep, há uma tendência de retorno a normalidade que pode já ser no primeiro mês como pode levar alguns meses para a menstruação voltar ao normal.

Minha menstruação é irregular e fica 3 ou 4 meses sem vir...

Deve perguntar isso ao seu ginecologista, isso acontece porque algo está errado: funcionalmente (alterações hormonais) ou anatomicamente (alterações na estrutura dos seus órgão). Antes de qualquer tratamento precisa de um diagnóstico, qual é o seu diagnóstico para que seu ginecologista tenha começado este tratamento? Se não funcionou ou o diagnóstico está errado ou o tratamento está errado, precisa voltar ao seu médico ou a outro se assim preferir.

Menstruei apenas um dia e usava anticoncepcional...

Esse sangramento que teve deve ser sua menstruação que pode estar desregulada (comum de acontecer), o ideal é continuar seu anticoncepcional e esperar até o próximo ciclo, se caso não descer, deve procurar um médico.