Dor nas Mamas

Dor no seio esquerdo e estou amamentando...
Dr. Charles Schwambach
Dr. Charles Schwambach
Médico

Sim. Mulher que amamenta pode facilmente ser acometida de mastite que são inflamações na mama. A redução no número de mamadas pode interferir.

Estou sentindo um desconforto nas duas mamas há 2 dias, dói só de encostar, isso pode ser normal?
Dr. Charles Schwambach
Dr. Charles Schwambach
Médico

Nenhuma dor é normal, mas também pode ser que a dor não tenha um significado importante, como no seu caso que pode ser apenas alguma alteração hormonal do período pré-menstrual.

Ela pode estar grávida? O que pode estar acontecendo?
Dr. Charles Schwambach
Dr. Charles Schwambach
Médico

Pode ser que os sintomas delas sejam apenas os sintomas referentes ao pré-menstrual em decorrência de alterações hormonais, provavelmente ela deve menstruar nos próximos dias. Suspeitar de gravidez somente com atraso menstrual.

Meu ciclo sempre muito regular e agora de repente ficou desregulada. O que pode ser?
Dr. Charles Schwambach
Dr. Charles Schwambach
Médico

Provavelmente alguma alteração hormonal que possa estar causando essa irregularidade menstrual, o ideal é ir ao ginecologista para que ele inicie um tratamento para regularizar sua menstruação.

Forte dor na mama no lugar onde retirei um nódulo, pode ser outro nódulo?
Dr. Charles Schwambach
Dr. Charles Schwambach
Médico

Dor na mama não significa que você vai ter outro nódulo, é apenas dor no peito.

Faça mensalmente o auto-exame (após menstruar), e se você já tem mais de 40 anos deve fazer anualmente (ou conforme indicação do seu médico) o exame de mamografia.

Se encontrou algum nódulo vá a um ginecologista, ou se a dor persistir vá ao ginecologista.

Se você não sabe como fazer o auto-exame das mamas vá até um posto de saúde que o pessoal de enfermagem te ensina, é simples, fácil e você fica mais segura.

Minha menstruação já acabou e meus seios continuam inchados e doloridos, o que pode ser?
Dr. Charles Schwambach
Dr. Charles Schwambach
Médico

Seios inchados e doloridos a seguir a menstruação é uma ocorrência muito comum e geralmente está relacionado com alterações hormonais, anticoncepcionais orais e injetáveis também podem causar esse tipo de situação. Caso seja a primeira vez que aconteceu, geralmente é algo que dura alguns dias e passa, porém se vem acontecendo com frequência ou começou e não para mais, deve procurar um ginecologista.

Analgésico, compressas mornas e dieta com muito pouco sal e rica em frutas podem aliviar os sintomas até você ir ao médico.

Anticoncepcional pode causar dor e inchaço nas mamas?

Sim. Todas as marcas, algumas mais outras menos, porém depende mais da reação individual da mulher a determinado anticoncepcional do que do próprio anticoncepcional em si.

Veja também:

Nódulos e caroços em mamas?