Perguntar
Fechar

Inalação

Qual o risco da inalação com água boricada?
Dr. Charles Schwambach
Dr. Charles Schwambach
Médico

Pode causar uma irritação por "queimadura" da mucosa que recobre o trato respiratório, normalmente não é grave e o tratamento é sintomático, qualquer sinal como tosse contínua, falta de ar, febre, ou outros que eventualmente possam aparecer deve procurar o médico.

Posso fazer nebulização sem medo da aceleração?
Dr. Charles Schwambach
Dr. Charles Schwambach
Médico

Provavelmente não há nenhum problema em usá-los, vão acelerar um pouco o coração, principalmente o Berotec, porém seu médico estava ciente disso quando fez a prescrição.

Usei o Atrovent e o Berotec puro na inalação do meu filho...
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Provavelmente não, contudo é recomendado que os broncodilatadores sejam diluídos para minimizar a ocorrência de efeitos adversos e evitar que os olhos sejam expostos à inalação.

Esse cuidado deve ser tomado porque uma possível manifestação oftalmológica do uso do Atrovent (brometo de ipratrópio) é o aumento da pressão intra-ocular que pode levar a vermelhidão nos olhos, desconforto, dor ocular e visão enevoada, indicando um possível glaucoma de ângulo fechado. Se isso ocorrer é importante procurar um médico oftalmologista imediatamente.

Contudo, quando esse problema ocorre ele geralmente acontece imediatamente ou logo após a administração do medicamento e não depois como parece ser o caso relatado.

Já em relação aos efeitos adversos do uso do fenoterol (Berotec), podemos citar alguns:

  • Taquicardia
  • Agitação
  • Tremores musculares
  • Sudorese 
  • Secura da Boca
  • Náuseas ou vômitos
  • Coceira (prurido)

Evite fazer inalações de maneira diferente de como foi orientado pelo médico. Na presença de sintomas adversos intensos procure um serviço de saúde.

Pode também ser do seu interesse:

Existe tratamento para asma? Tem cura?

Vaporizador pode causar problemas respiratórios?
Dr. Charles Schwambach
Dr. Charles Schwambach
Médico

Em teoria não, a inalação de vapor com medicamentos é usada na medicina como forma de tratamento, importante é o cuidado com as ervas usadas, algumas plantas mesmo sendo "naturais" podem ser venenosas.