Perguntar
Fechar

Vagina

O uso de anticoncepcionais pode causar vaginite?

Sim, o uso de anticoncepcionais pode causar vaginite, pois o anticoncepcional pode alterar a composição e o tipo de muco que a mulher tem naturalmente na vagina, podendo levar a corrimentos e candidíase.

O muco protege contra inflamações e infecções na vagina. Mudanças nesse muco pode aumentar a predisposição para infecções vaginais (vaginites).

A pílula anticoncepcional pode alterar o meio vaginal, interferindo no seu pH (acidez) e no equilíbrio da flora vaginal (bactérias naturalmente presentes na vagina).

Quando há alguma interferência nesse equilíbrio, aumentam os riscos de infecções ou proliferação dessas bactérias ou fungos.

Além dos anticoncepcionais, existem muitos outros fatores que podem afetar o equilíbrio da flora bacteriana normal e causar vaginites, tais como:

  • Uso de antibióticos;
  • Estresse;
  • Relações sexuais;
  • Cremes vaginais;
  • Poucos pelos pubianos;
  • Aplicação de duchas na vagina;
  • Diabetes;
  • Gravidez;
  • Uso de desodorantes íntimos.

Consulte um médico ginecologista para avaliar o seu caso e diagnosticar a causa da sua vaginite. Pode ser necessário trocar de pílula ou utilizar outro método anticoncepcional, conforme orientação médica.

Leia também:

O que é vaginose e quais os sintomas?

Qual o tratamento para vaginose?

Tenho em minha vagina o que parecem cistos pequeninos?
Dr. Charles Schwambach
Dr. Charles Schwambach
Médico

Lesões desse tipo o diagnóstico é feito pela visualização da lesão, não dá para dizer o que é pela internet. o fato de você estar apreensiva é um motivo a mais para ir ao médico, ser examinada e ele vai dizer o que é e fazer o tratamento que precisa ser feito, mesmo que eu acerte (no chute) e diga exatamente o que você tem, mesmo assim você vai ter que ir ao médico para tratar.

Com 8 meses de gestação foi detectado cisto vaginal...
Dr. Charles Schwambach
Dr. Charles Schwambach
Médico

A maior parte dessas lesões são benignas, aguarde o resultado do exame e a avaliação da sua médica. Fique tranquila, o mais importante é que você sabe que tem o problema e está procurando resolve-la deixe as coisa "caminharem" como estão, logo sua médica vai resolver o problema, principalmente agora que já teve o bebê, fica mais fácil tratar você.

Caroços pequenos nos grandes lábios o que é?
Dr. Charles Schwambach
Dr. Charles Schwambach
Médico

A maneira como você descreve a lesão é muito limitada, é difícil dizer qualquer coisa a respeito, precisa detalhar melhor o que você quer dizer com caroços pequenos, pode ser muitas coisas, desde infecções de pele até algumas DSTs;

Estava com candidíase e tratei, agora a coceira voltou...
Dr. Charles Schwambach
Dr. Charles Schwambach
Médico

Até que se prove o contrário é candidíase novamente, mas para ter certeza terá que voltar ao ginecologista.

Tem algum remédio para mau cheiro na vagina?
Dr. Charles Schwambach
Dr. Charles Schwambach
Médico

Deve procurar um ginecologista para verificar se existe uma infecção que cause esse mal cheiro e para fazer o tratamento.

Meu namorado encostou o pênis na minha vagina...
Dr. Charles Schwambach
Dr. Charles Schwambach
Médico

Não.

Um tumor saiu do lado da vagina, o que deve ser?
Dr. Charles Schwambach
Dr. Charles Schwambach
Médico

Bartolinite é o mais provável (inflamação na glândula de Bartolin), precisa ir ao ginecologista.

Sangramento durante relação, não houve penetração...
Dr. Charles Schwambach
Dr. Charles Schwambach
Médico

Pode ter ocorrido um traumatismo na vagina ou um sangramento uterino (que pode ou não ser chamado de menstruação).

Estou com um caroço na vagina e dói muito o que pode ser?
Dr. Charles Schwambach
Dr. Charles Schwambach
Médico

Bartolinite ou um abscesso são os mais prováveis.

Caroço na vagina, o que pode ser?
Dr. Charles Schwambach
Dr. Charles Schwambach
Médico

Bartolinite é sim o mais provável.

Herpes causa coçeira na região vaginal?
Dr. Charles Schwambach
Dr. Charles Schwambach
Médico

Talvez, mas outras coisas causam mais coceira que herpes.