Tenho 15 anos e não tenho fimose, porém...

Tenho 15 anos e não tenho fimose. Apenas um alongamento na pele do pênis. Consigo expor a glande inteira e até mais um pouco sem dificuldades, porém, quando meu pênis esta ereto machuca expor a glande, o que eu faço?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Procure um médico urologista para uma avaliação criteriosa quanto a presença ou não de um grau de fimose, mesmo que leve, ou outras causas de dor na manipulação da glande.

Como aos 15 anos é o marco do desenvolvimento do órgão genital masculino em comprimento e espessura, pode começar a perceber alterações como sintomas de fimose que anteriormente não o incomodava.

Só o urologista, com o exame clínico e avaliação de outros fatores, poderá na consulta determinar esse diagnóstico e a partir de então, planejar seu tratamento.

Leia também: Dor no pênis. O que pode ser?

Como se caracteriza a fimose?

A fimose se caracteriza pelo estreitamento do prepúcio (pele que recobre a glande do pênis), dificultando ou impedindo a exposição da glande (“cabeça do pênis”).

Pode ser diagnosticada logo na infância, ou apenas na idade adulta, por vezes decorrente de eventos de inflamação e infecção durante seu crescimento.

Portanto, não é incomum o diagnóstico apenas na idade adulta, quando inicia a vida sexual e ereções mais vigorosas. É comum principalmente em casos de homens diabéticos, conhecido por "fimose secundária".

Qual é o tratamento para fimose? Fimose tem cura?

Sim, fimose tem cura. O tratamento pode variar entre:

  • Tratamento clínico; com o uso de pomadas à base de anti-inflamatórios e corticoides,
  • Exercícios orientados, especialmente na infância, ou
  • Tratamento cirúrgico, a chamada postectomia.

A cirurgia é simples, costuma ter a duração de uma hora ou menos, podendo ser agendada de maneira ambulatorial para os adultos e com alta no mesmo dia. Porém nem todas as fimoses tem indicação absoluta de cirurgia.

Procure um médico urologista, quem poderá avaliar seu caso e definir a melhor opção de tratamento.

Pode lhe interessar ainda: Fimose impossibilita relações sexuais?