Tenho 16 anos de idade e 1,58m qual é meu peso ideal?

Olá! Eu tenho 16 anos de idade e 1,58 de altura, qual seria o meu peso ideal?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

O cálculo do peso ideal para jovens abaixo de 20 anos é um pouco mais complexo do que o cálculo amplamente conhecido de índice de massa corpórea (IMC). Pois esse cálculo só pode ser usado a partir dos 20 anos de idade, até os 59 anos.

Como calcular o peso ideal na adolescência?

A organização mundial de saúde (OMS), recomenda que para jovens de 5 aos 19 anos de idade, sejam utilizadas as tabelas específicas de percentil, que são medidas que dividem os grupos avaliados em 100 partes, sendo o valor do meio, percentil 50, o valor ideal, nesse caso, para o peso. A tabela é desenvolvida a partir de uma população semelhante, com mesma idade, sexo e peso.

Essas tabelas são utilizadas pelos médicos pediatras e hebiatras (médicos que cuidam da saúde dos adolescentes).

Além disso, tão importante quanto o cálculo do seu peso ideal dentro do valor do percentil, é a avaliação dos componentes e medidas do seu corpo. Uma pessoa com grande quantidade de massa muscular, por exemplo, pode apresentar um valor aumentado de IMC ou de peso, apenas pela musculatura. Na análise das suas características, como massa magra, taxa de gordura e circunferência abdominal, os valores serem normais.

Da mesma forma, algumas pessoas aparentemente magras e com IMC dentro dos limites esperados, podem apresentar uma taxa elevada de gordura visceral, que representa um alto risco para o desenvolvimento de doenças crônicas, conhecidos como "falso-magro".

Portanto, para definir o seu peso ideal, será preciso mais dados além da altura, para inserir na tabela específica de peso e responder à sua pergunta de maneira mais precisa.

O médico responsável por esse avaliação e posterior conduta, para sua idade, é o médico hebiatra.

Como calcular o IMC da mulher grávida?

A mulher grávida é um outro exemplo de avaliação diferenciada. Nesse caso, é sabido que o valor será mais alto do que o esperado devido às alterações sofridas no corpo da gestante, como aumento de mamas, retenção de líquido, aumento do volume de sangue para nutrir o bebê, e dependendo da idade gestacional, o próprio peso do bebê. Por isso, para a gestante, o cálculo de IMC e peso ideal é baseado em uma tabela diferenciada.

Saiba mais no link: Qual o peso ideal na gravidez? Como calcular?

O valor do IMC isoladamente não pode responder à pergunta do peso ideal. Recomendamos que converse com seu médico da família, clínico geral, nutrólogo ou nutricionista, para uma avaliação criteriosa das suas medidas e assim, receber uma resposta mais precisa e as orientações adequadas ao seu caso e seus objetivos.