Tenho algum risco de ter engravidado?

Tenho uma dúvida sobre a tabelinha, na verdade eu nunca fiz, mas já tem bastante tempo que tomei anticoncepcional. Esse mês eu menstruei dia 16 e parei de sangrar dia 22 e no mesmo dia tive relação, tomei a pílula do dia seguinte! Tenho algum risco de ter engravidado?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Provavelmente não. Porque embora não estivesse usando anticoncepcional regularmente, fez o uso do contraceptivo de urgência, a pílula do dia seguinte, que já te confere alta eficácia contra gravidez, principalmente se fez o uso nas primeiras 24 h após a relação.

Outro fator que fala contra a gravidez, foi estar no final da menstruação. Essa é a fase do ciclo, aonde o organismo está expulsando a camada de sangue que receberia um óvulo fecundado, e quando todo o organismo está "despreparado" para uma gestação.

Visto todo o descrito, podemos dizer que o seu risco de ter engravidado é menor do que 1%.

Leia também: Tomei a pílula do dia seguinte. Posso engravidar?

Entretanto, é sempre bom ressaltar, que a pílula ou anticoncepcionais, são excelentes métodos para evitar a gravidez, porém não protege nenhum dos dois, quanto ao risco de contaminação por doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Algumas delas até hoje não possuem tratamento definitivo, podendo causar danos irreparáveis.

Por isso, recomendamos o uso de contraceptivos de barreira, como a camisinha, em todas as relações, por ser o único método que comprovadamente, protege ambos das DSTs.

Saiba mais no artigo: Como saber se tenho uma DST?

Para maiores esclarecimentos, converse com seu médico ginecologista.