Tenho algumas dores em diferentes partes da barriga?
Tenho sentido algumas dores em diferentes partes da barriga, como se fosse leves beliscões ou pontadas, as vezes parece com aquela dor de quando fazemos exercício, mas sem que eu tenha feito. Isto está relacionado a alguma doença?
Pode até estar relacionada a alguma doença, porém com apenas esses dados, não é possível essa confirmação. Dores na barriga podem ser originadas de muitos problemas, desde doenças físicas até mesmo quadro de ansiedade, estresse ou decorrente de um jejum prolongado.
As principais causas de dores abdominais em "diferentes partes da barriga", ou seja, dores não localizadas, são os transtornos gastrointestinais, como a constipação, gases, verminoses, inflamações, infecções intestinais ou ainda, ansiedade, estresse e fome (devido a jejum prolongado ou dietas muito restritivas).
Situações menos frequentes, mas que também podem resultar em dores abdominais, são as doenças hepáticas, pancreáticas, doenças vasculares, autoimunes, diabetes descompensado e doenças inflamatórias como a doença de Crohn.
Para essa definição e devidas orientações, procure um médico da família, clínico geral ou gastroenterologista, que saberá iniciar a avaliação e direcionar a melhor conduta no seu caso.
No entanto, nos casos de dor abdominal associada a diarreia líquida, febre, náuseas, vômitos, perda de peso ou inapetência, é fundamental que procure um atendimento médico de urgência para avaliação e conduta.
Como saber a causa das minhas dores na barriga?
Definir a causa de dores na barriga nem sempre é uma tarefa fácil, porque é uma região aonde encontram-se muitos órgãos, o que possibilita uma quantidade enorme de causas para esse sintoma.
O diagnóstico será baseado na história mais detalhada e exame clínico realizado pelo médico. Pode haver necessidade de exames complementares que serão pedidos na mesma consulta. E o tratamento deverá se basear no alívio dos sintomas inicialmente, e por fim, no tratamento da causa específica, quando definida.
Portanto, recomendamos que procure um médico da família clínico geral, ou gastroenterologista, para passar por uma avaliação médica criteriosa e conduta.
Pode lhe interessar ainda: Qual a diferença entre dor de barriga e dor abdominal?