Perguntar
Fechar

Tenho muita coceira nos olhos. O que pode ser e o que fazer para aliviar?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Coceira nos olhos pode ser sintoma de alergia, conjuntivite, terçol ou ainda outras inflamações e infecções oculares. Porém, a coceira no olho é o principal sintoma de alergia ocular. A maioria dos casos é leve e manifesta-se sob a forma de conjuntivites alérgicas, geralmente associadas a rinite alérgica, asma e dermatite atópica.

Além da coceira, a alergia ocular também deixa os olhos vermelhos e inchados e provoca lacrimejamento. Em alguns casos pode ocorrer lesão da córnea pelo fato da pessoa estar constantemente coçando os olhos.

Outras possíveis causas para coceira nos olhos incluem:

Conjuntivites: É uma inflamação da mucosa clara da superfície do olho, a conjuntiva, que podem ser causadas por vírus, bactérias, fungos ou ter origem alérgica. Provoca vermelhidão nos olhos, lacrimejamento, secreção, sensação de areia no olho e coceira. Veja aqui quais são os sintomas da conjuntivite.

Hordéolo: Conhecido popularmente como "terçol", é uma infecção bacteriana seguida de uma inflamação nos folículos ciliares (hordéolo externo) ou glândulas de Zeiss (hordéolo interno). Pode deixar toda a pálpebra inchada e torná-la sensível ao toque também. Outros sintomas incluem lacrimejamento, dor na região dos olhos e inchaço.

Veja também: O que é terçol e quais são os sintomas?

Blefarite: Inflamação das pálpebras, geralmente causada pela produção excessiva de gordura por uma glândula encontrada na pálpebra. Caracteriza-se por pálpebras inchadas e dolorosas, podendo ser acompanhada por caspa, coceira nos olhos, mudanças na pele da pálpebra e perda dos cílios.

Herpes ocular: Causada pelo vírus herpes simples comum, provoca inflamação e, por vezes, cicatrizes na córnea. Os sintomas podem ser semelhantes aos da conjuntivite, embora possam surgir feridas dolorosas na pálpebra e visão embaçada. Pode ir desde a uma infecção leve a uma forma mais grave que pode levar à perda da visão.

Saiba mais em: Como identificar e tratar herpes ocular?

Uso de lentes de contato: Usar lentes mal higienizadas ou nadar com lentes de contato pode causar uma infecção no olho. Colocar lentes de contato vencidas, danificadas ou mesmo dormir e esquecer de tirar as lentes também pode provocar irritação e coceira nos olhos.

É importante lembrar que coçar os olhos de vez em quando é normal. Contudo, ter os olhos coçando constantemente pode indicar algum problema e precisa ser investigado.

Nesses casos, evite coçar muito os olhos, principalmente se não tiver lavado bem as mãos, pois pode aumentar o risco de desenvolver conjuntivite. Além disso, o ato frequente de coçar os olhos pode provocar lesões na córnea e causar astigmatismo, visão embaçada e ainda aumentar a sensibilidade à luz.

Não use colírios por conta própria para aliviar a coceira. Os colírios são medicamentos que podem causar reações adversas e só devem ser usados com orientação médica.

Em caso de coceira nos olhos que não passa, consulte o/a médico/a oftalmologista para determinar a causa e indicar o tratamento adequado para aliviar os sintomas e evitar complicações.

Também podem lhe interessar:

Olhos vermelhos, o que pode ser?

Olho inchado: o que pode ser e o que fazer?

Dor nos olhos, o que pode ser?

Vermelhidão nos olhos, o que pode ser?

Ardência nos olhos, o que pode ser?