Tenho nódulos dolorosos por causa de injeção
Tenho nódulos dolorosos no glúteo por causa da aplicação de injeção intra muscular. Como faço para desmancha-los, posso continuar aplicando a medicação, pois ouvi dizer que os nódulos não deixam o medicamento ser absorvido?
Pode continuar aplicando a medicação conforme a prescrição do seu médico, mas evite aplica-la no mesmo local ou sobre o nódulo, intercale o local de aplicação. Desta forma, se evitam complicações como inflamação e dores.
Faça compressas mornas sobre os nódulos. As compressas podem te ajudar a desmanchar mais rápido os nódulos.
Principais cuidados para aliviar os nódulos após a injeção
Além da compressa quente, outros cuidados que podem ser realizados para desfazer os nódulos e ajudar a aliviar a dor que eles causam, são:
- Massagem na pele: efetue movimentos circulares leves na região que apresenta inchaço, em volta do nódulo. A massagem pode ajudar a distribuir melhor o medicamento e aliviar a dor. Repita a massagem uma a duas vezes ao dia.
- Aplicação de compressas frias: caso esteja com muitas dores a aplicação de compressas frias ou gelo no local, durante alguns minutos ajudar a aliviar o desconforto, já que o frio tem um efeito analgésico. No entanto, se for aplicar gelo, cubra-o com um tecido para evitar que a pele queime.
- Uso de analgésicos: se sentir dores intensas, pode ser necessário o uso de analgésicos como o paracetamol ou a dipirona para aliviar a dor.
O nódulo após uma injeção intramuscular é uma condição frequente, e pouco preocupante. Quase sempre o nódulo resolve-se espontaneamente após alguns dias. Entretanto, alguns nódulos podem persistir por meses ou anos.
Se notar que o seu nódulo não regride após algumas semanas, consulte um médico para uma avaliação. Também é importante que o nódulo seja avaliado se apresentar pus, dor incapacitante ou vermelhidão e inchaço que não melhoram.
Para mais informações consulte sempre o seu médico de família.
Também pode ser do seu interesse:
Dor e caroço no local da injeção: o que pode ser e o que fazer?
Coceira e inchaço no local da aplicação da Benzetacil?
Referências bibliográficas
Cockshott, W. P., Thompson, G. T., Howlett, L. J., & Seeley, E. T. (1982). Intramuscular or intralipomatous injections?. The New England journal of medicine,