Perguntar
Fechar

Tenho Taquicardia, o que fazer?

Isso vai depender do tipo, causa e gravidade do sintoma.

Taquicardia é o aumento da frequência cardíaca, isto é, quando o coração bate mais rápido que o normal. Nos adultos, considera-se taquicardia quando o coração bate acima de 100 vezes por minuto.

Nas situações em que o organismo precisa de mais sangue e oxigênio, como na atividade física, em situações de estresse, calor excessivo, infecções ou febre, essa elevação da frequência cardíaca é normal, e não precisa de nenhum tipo de tratamento.

Entretanto, quando ela ocorre em situações de repouso ou durante o sono, pode ser que esteja relacionada a alguma doença do coração, como por exemplo uma arritmia. Nesse caso, a pessoa pode precisar tomar algum medicamento ou até mesmo passar por uma cirurgia a fim de se controlarem os batimentos do coração.

Evitar café e outras bebidas que contenham cafeína é importante em quem tem taquicardia, porque essa substância aumenta a frequência cardíaca. Evitar estresse e problemas emocionais também pode ser útil, assim como procurar relaxar, descansar e aproveitar os momentos de lazer. Atividade física leve é fundamental, mas dependendo do caso, pode ser que as atividades mais intensas sejam prejudiciais.

Por isso, qualquer pessoa que sinta seu coração bater mais rápido que o habitual deve procurar um médico clínico geral ou cardiologista, para que exames sejam feitos a fim de se chegar a um diagnóstico mais preciso.