Tomar muito antibiótico faz mal?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Sim, tomar muito antibiótico faz mal, principalmente devido ao risco das bactérias se tornarem resistentes ao medicamento, o que pode causar infecções graves.

Tomar antibiótico em excesso e com muita frequência também pode provocar lesões no fígado, órgão que metaboliza a medicação, além de enfraquecer as defesas naturais do organismo, aumentando o risco infecções.

Alguns antibióticos, como a tetraciclina, podem causar manchas nos dentes e, por isso, devem ser evitados por crianças. Contudo, tais medicamentos não têm sido mais prescritos, uma vez que há novas fórmulas que não prejudicam os dentes e são mais eficazes.

É importante lembrar que os antibióticos não matam somente as bactérias que causam doenças. Ele destrói as bactérias boas e más e o nosso corpo está repleto de bactérias que exercem um papel importante na defesa do organismo.

As bactérias da flora vaginal, por exemplo, protegem a região contra outros micro-organismos que causam doenças. O uso frequente de antibióticos pode matar essas bactérias protetoras, favorecendo o desenvolvimento de infecções vaginais, como candidíase.

O mesmo acontece no intestino, que também tem a sua própria flora. O antibiótico pode destruir as bactérias que habitam o órgão, aumentando os riscos de infecções e diarreias.

Nas crianças, o uso indiscriminado de antibióticos pode prejudicar o seu sistema imunológico, favorecendo o aparecimento de doenças no futuro.

Isso porque grande parte das bactérias que vivem no aparelho digestivo contribuem para a formação de um sistema imunológico saudável na infância e, como já foi visto, o antibiótico não distingue entre bactérias boas e ruins.

Por todas essas razões, as pessoas só devem tomar antibióticos com prescrição médica e seguir à risca os horários, as doses e o tempo de tratamento. O uso incorreto do medicamento deixa o organismo menos resistente, aumenta os riscos de efeitos colaterais e tornam as bactérias mais resistentes.

Leia também:

Tomar muitos antibióticos baixa a imunidade?

Tomar antibiótico antes da hora faz mal? O que fazer?

Quais podem ser os efeitos colaterais dos antibióticos?