Perguntar
Fechar

Tomar sorvete faz mal para quem está gripado ou com a garganta inflamada?

Tomar sorvete não faz mal para quem está com gripe, mas é prejudicial para a garganta inflamada. Sorvete, água gelada e outras bebidas ou alimentos frios não pioram os sintomas de gripes e resfriados, mas devem ser evitados por quem está com inflamação na garganta.

Em relação à gripe, a temperatura do corpo ou dos alimentos e bebidas ingeridos não interferem no percurso da doença.

A gripe é causada por um vírus que se espalha pelo organismo. Tomar sorvete ou gelado não melhora nem piora a doença, por isso não precisa ser evitado por quem está gripado.

Já em caso de garganta inflamada a situação é diferente. Isso porque o frio do sorvete pode alterar as defesas locais da mucosa da garganta de duas formas:

  1. Provoca uma contração dos vasos sanguíneos, o que dificulta a cura da inflamação. Sempre que há uma inflamação, os vasos sanguíneos se dilatam para aumentar o aporte de sangue para o local, de maneira a acelerar a resolução do problema. Uma diminuição do calibre dos vasos sanguíneos prejudica esse processo natural de defesa do corpo;
  2. Altera os batimentos dos cílios, que ajudam a eliminar micro-organismos e corpos estranhos da mucosa da garganta.

Além disso, o abuso de sorvete ou bebidas geladas pode aumentar a dor e a irritação na garganta.

Em caso de garganta inflamada ou gripe, consulte um médico de família ou clínico geral para receber um diagnóstico e tratamento adequado, bem como orientações quanto ao que deve evitar em cada situação.

Leia também:

Garganta inflamada o que fazer?

Qual o tratamento para gripe?