Perguntar
Fechar

Tomei anticoncepcional injetável e houve um refluxo...

Tomei o anticoncepcional injetável no dia 20/12 como de costume (todo dia 20) e houve um refluxo significativo, minha menstruação que era para ter vindo no dia 10 veio no dia 1º. Isso é uma prova que realmente houve um refluxo de TODO o medicamento? Devo tomá-lo novamente somente no dia 20 como antes, ou tomar agora uma vez que a mestruação veio antes do esperado?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Deve tomar na data certa novamente, dia 20 como habitual. Entretanto recomendamos que faça uso de mais um método contraceptivo durante esse mês, por segurança, como por exemplo a camisinha.

O fato da menstruação ter adiantado pode ter relação com o refluxo, porém pode ser apenas um efeito colateral do uso da medicação. Não temos como ter certeza.

Contudo, o anticoncepcional injetável depois do primeiro mês, deve ser aplicado sempre no mesmo dia programado, a cada 30 dias para o mensal, e 90 dias para o trimestral, independente da menstruação. Isso porque a irregularidade menstrual e modificações no fluxo menstrual, são efeitos colaterais comuns ao uso dessa medicação. Sendo assim, se basear nesses dados não seria seguro e poderia correr riscos de engravidar.

Portanto, mesmo havendo intercorrências quanto a sua aplicação, ausência da menstruação, adiantamento ou mudanças no fluxo, a data de aplicação deve ser mantida.

Como aplicar anticoncepcional injetável?

O anticoncepcional injetável deve ser aplicado por profissional capacitado da área de saúde, seguindo as seguintes recomendações:

  1. Primeiro deverá ser escolhida a região da aplicação. Não pode haver sinal de inflamação, infecção ou ferida próxima;
  2. Definido o local da aplicação, a pele deve ser limpa com antissépticos e posteriormente seca com gaze estéril;
  3. A aplicação deve ser INTRAMUSCULAR (IM) profunda, de preferência na região glútea, alternando o lado a cada mês;
  4. Caso não possa ser aplicada nos glúteos, a segunda opção é o músculo deltoide, (braço);
  5. A aplicação deverá ser realizada de maneira cuidadosa e lenta;
  6. Após o término da aplicação, o local NÃO DEVE SER MASSAGEADO;
  7. E por fim, a mulher deverá permanecer deitada ou em repouso por algum tempo, com uma compressa limpa protegendo o local, para evitar perdas e ou desperdício da medicação.

Segundo o fabricante, a aplicação correta é de fundamental importância para a eficácia da medicação. Não é recomendado a aplicação por conta própria, ou com pessoas não habilitadas para esse procedimento.

Para maiores informações, converse com seu ginecologista assistente.

Leia também: Dúvidas sobre Anticoncepcional Injetável