Tomei pilula do dia seguinte e a menstruação não desceu?

Tomei a pilula do dia seguinte (DIAD) no dia 30/04 e minha mestruação desceria dia 02/05, o que não aconteceu. Posso retomar ao anticoncepcional normal no sabado 05/05, mesmo sem vir?
fotografia do autor
Medicina de Família e Comunidade

Se tomou a pílula do dia seguinte e a menstruação não desceu isso é normal e pode acontecer mesmo quanto a pílula do dia seguinte foi eficaz.

A pílula do dia seguinte pode atrasar a menstruação devido ao desequilíbrio hormonal que ela provoca. Após o uso da medicação, o organismo precisa se readaptar e reajustar o ciclo menstrual. Isso pode demorar algum tempo a depender de qual momento do ciclo menstrual você utilizou a pílula do dia seguinte.

Leia também:

Publicidade

.Pílula do dia seguinte pode atrasar ou fazer descer a menstruação?

Quando a pílula do dia seguinte é usada próxima do período que viria a menstruação habitual, esse atraso pode ser de mais de 1 semana, prolongando o ciclo menstrual.

Normalmente, depois de tomar a pílula do dia seguinte, a menstruação volta a descer cerca de uma semana depois da data prevista.

Se a menstruação não ocorrer depois de 4 semanas da tomada da pílula, convém fazer um exame de gravidez.

Nos casos de atraso menstrual em mulheres que usam a pílula anticoncepcional, a mulher pode continuar tomando sua medicação regularmente mesmo não vindo a menstruação. Provavelmente no próximo ciclo haverá um reajuste e o ciclo menstrual habitual será retomado.