Perguntar
Fechar

Tomo anticoncepcional há 2 anos, e nesse mês não veio...

Olá, eu tomo anticoncepcional há 2 anos, há um mês eu tomei a cartela corretamente, e dei a pausa, minha menstruação desceu normalmente, porém nesse mês não veio. E tive relações somente protegida. Pode ser gravidez?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Provavelmente não. Porque além do uso correto do anticoncepcional ainda houve outra proteção durante as relações.

Os anticoncepcionais em geral asseguram uma eficácia em torno de 96%, contra gravidez, quando o uso é regular, sem esquecimento de qualquer dose, em um mesmo horário e na ausência de situações como vômitos ou uso de certos medicamentos, como os anticonvulsivantes.

Portanto se além do uso dos anticoncepcionais ainda fez uso de outro método contraceptivo, como preservativos, seu risco de gravidez chega a quase 0% de chance.

A irregularidade menstrual, ou seja, a ausência da menstruação, pode ser apenas um dos efeitos colaterais da medicação.

De qualquer forma, existem outras situações, com maior gravidade, que podem causar a irregularidade menstrual. Por isso, é fundamental que agende uma consulta com ginecologista, para que seja realizada uma avaliação criteriosa do caso e as devidas orientações médicas.

anticoncepcional

Leia também: