Perguntar
Fechar

Tomo Contracep há 7 anos e esse mês não consegui comprar a tempo, já passaram 20 dias, posso tomar mesmo assim?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Sim. Pode voltar a tomar a medicação, mas neste momento você estará recomeçando o tratamento, portanto durante esse primeiro mês você não pode confiar apenas neste método contraceptivo, só a partir do segundo mês de uso.

Lembre-se que o contraceptivo deve ser aplicado sempre na data estipulada, e se passados um dia que seja da data correta é indicado a realização de um teste de gravidez antes de reiniciar o medicamento. Por isso é sempre útil manter uma caixa reserva da medicação em casa para que não aconteça imprevistos. O recomeço da medicação pode causar desequilíbrio hormonal, além de ficar desprotegida.

Importante também lembrar que o contraceptivo previne apenas quanto a uma gestação indesejada, não conferindo qualquer proteção quanto a doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), tão comuns em nossa população. Para prevenção de DSTs a melhor medida é fazer uso de preservativos, como a camisinha, em todas as relações sexuais.

O médico ginecologista deve ser procurado sempre que houver dúvidas em relação ao uso de anticoncepcionais, alterações de ciclo menstrual ou dúvidas quanto a doenças sexualmente transmissíveis.

Leia também:

Posso engravidar na primeira cartela do anticoncepcional?

Tomar anticoncepcional durante muito tempo faz mal?

DST tem cura? Qual é o tratamento?

Quais são os tipos de DST e seus sintomas?