Tomo o anticoncepcional Qlaira e quero emendar?

Eu tomo o anticoncepcional Qlaira e quero emendar a cartela porque estou viajando para a praia. Dos quatro últimos comprimidos dois são vermelhos e dois brancos, o restante amarelo! Como faço?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

O Qlaira® é um tipo de anticoncepcional que não funciona bem a opção de emendar a cartela, porque as dosagens dos comprimidos não são idênticas, por isso mesmo que emende uma na outra sua menstruação deve acontecer de qualquer maneira.

Esse medicamento age no organismo da mulher simulando o ciclo menstrual, com doses apenas de estrogênio no início e fim da cartela, doses combinadas no meio do ciclo e os dois últimos comprimidos, os de cor branca, são "inativos", ou seja, não possuem hormônios. Sendo assim, quando chega próximo ao fim da cartela, a menstruação já deverá ocorrer, mesmo que pulasse os inativos e iniciasse uma nova cartela.

Para esse fim, recomendamos que converse com seu médico ginecologista, e veja uma possibilidade mais plausível.

Qual a maneira correta de usar o Qlaira®?

O Qlaira® é um anticoncepcional combinado, com dosagens de estrogênio e progesterona de forma diferenciada, por isso possui comprimidos de diferentes cores em sua cartela. Cada cartela possui 28 comprimidos, não devendo haver pausa na tomada do remédio, assim que termina uma cartela, no dia seguinte deve ser iniciada a próxima.

Mesmo sabendo que os dois últimos medicamentos não possuem hormônios, esses devem ser tomados regularmente para manter a ação esperada e programada pelo fabricante do anticoncepcional.

Portanto o recomendado é de ingerir um comprimido de Qlaira® por dia, se necessário com um pouco de água, com ou sem alimento, mas sempre no mesmo horário todos os dias.

Para ajudar a não esquecer nenhum remédio, causa comum de falha na eficácia da medicação, essa cartela dispõe de um "calendário-adesivo" aonde existem 7 tiras adesivas mostrando os dias da semana. No dia que for iniciado deve ser retirada a tira que corresponde ao dia da semana do seu início, colado no espaço indicado para a ela, exatamente acima do comprimido de número 1. Por exemplo, se for uma segunda-feira, o adesivo que começa com segunda-feira deve ser colado, com esse dia acima do comprimido de número 1. Em seguida, a terça-feira acima do comprimido de número 2, no sentido da seta, até completar os 28 dias.

Leia também: Emendar cartela do anticoncepcional faz mal?