Tomo remédio da pressão posso tomar cerveja?

Tomo atenalol de 25 e meio diurético para pressão. Posso tomar cerveja? Preciso parar com o remédio no dia que for beber?
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Pode tomar com cautela e em pequena quantidade, por exemplo 1 latinha ou 250 ml de cerveja, e não deve parar os medicamentos. Continue a tomar os medicamentos para o tratamento da pressão alta mesmo se for beber álcool.

Álcool e diuréticos

O álcool só poderá interferir significativamente no efeito dos medicamentos se for tomado em grandes quantidades. Deve-se ter muita atenção ao uso de diurético com o álcool, isto por que o álcool também apresenta um efeito diurético que somados podem causar sintomas de mal estar como tontura, sonolência, desmaios.

Álcool e beta-bloqueadores

Em relação aos beta-bloqueadores como é o caso do atenolol, propranolol, carvedilol, entre outros o consumo de álcool pode intensificar o efeito desse medicamento e reduzir demasiadamente a pressão arterial, sintomas como dor de cabeça, tontura, desmaio e alterações na frequência cardíaca podem ocorrer também.

Esses sintomas são mais frequentes caso o álcool seja consumido no inicio do tratamento ou quando se modifica o esquema de doses do medicamento.

Eficácia do tratamento

Alguns estudos mostram que pessoas que apresentam hipertensão arterial e fazem uso contínuo e abusivo de álcool ao mesmo tempo que tomam medicamentos para o controle da pressão podem apresentar menor redução dos valores de pressão arterial, sendo mais difícil a realização do tratamento da hipertensão nesse grupo populacional.

No entanto, no que se refere ao uso social do álcool não ocorre nenhuma grande mudança na eficácia dos medicamentos.

Converse sempre com o seu médico caso esteja a fazer uso de medicamentos e deseje consumir álcool.