Perguntar
Fechar

Transtorno de humor tem cura? Como é o tratamento?

Os transtornos de humor podem ser controlados e tratados através de medicamentos antidepressivos e antipsicóticos, além de psicoterapia.

Depressão

O tratamento da depressão é feito com psicoterapia e medicamentos antidepressivos. As técnicas de psicoterapia mais usadas para tratar esses tipo de transtorno de humor incluem a terapia cognitivo-comportamental e a psicanálise.

Os medicamentos servem sobretudo para proporcionar uma melhor recuperação no início do tratamento, de maneira que a pessoa entenda a necessidade de manter o tratamento pelo tempo que for necessário e evitar novos episódios.

O tempo de duração mínimo do tratamento com antidepressivos é de 6 meses. Em 15 dias o medicamento normalmente começa a fazer efeito e grande parte das pessoas começa a sentir uma melhora dos sintomas em até 30 dias.

Transtorno Bipolar

O tratamento do transtorno bipolar pode incluir o uso de medicamentos antipsicóticos e antidepressivos, além de psicoterapia. Os remédios podem demorar algum tempo para começarem a a fazer efeito, por isso os resultados não são imediatos.

A importância das medicações no tratamento do transtorno bipolar é a capacidade delas prevenirem mudanças bruscas do humor, acalmarem a mente e diminuir a tristeza.

O especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento dos transtornos de humor é o médico psiquiatra.

Saiba mais em:

Quais são os sintomas do transtorno de humor e as suas causas?

Quais são os tipos de transtorno de humor?