Perguntar
Fechar

Transtorno de personalidade narcisista: Como identificar e tratar?

O transtorno de personalidade narcisista caracteriza-se por comportamentos, sentimentos ou fantasias de grandiosidade. São pessoas com uma intensa necessidade de admiração, mas que ao mesmo tempo manifestam grande falta de empatia pelos outros.

Os sintomas do transtorno de personalidade narcisista começam a se manifestar no início da idade adulta, em diversos tipos de contextos e situações.

Grandeza

Pessoas com esse tipo de transtorno de personalidade têm uma ideia de grandeza sobre elas mesmas, esperando serem reconhecidos com louvor em suas atividades e talentos, porém sem estarem propriamente num nível superior naquilo que fazem.

Indivíduos narcisistas preocupam-se frequentemente com fantasias de amores ideias, muito sucesso, inteligência, poder e beleza.

"Especiais e únicos"

Também acreditam que são especiais e únicos e de que apenas outras pessoas especiais ou "superiores" podem compreendê-los, por isso é com elas que eles acham que devem se relacionar.

Inveja

Por se sentirem de um nível elevado, os narcisistas pensam que são constantemente alvo da inveja alheia, embora sejam eles próprios os invejosos em muitas situações. Também é comum serem arrogantes e insolentes.

Presunção

Outra característica marcante do transtorno de personalidade narcisista é a presunção, ou seja, estão constantemente à espera de obediência automática ou tratamentos especiais da parte de outras pessoas.

Exploradores

Pessoas narcisistas costumam ser exploradoras nas relações pessoais, procurando tirar vantagem dos outros para conseguirem aquilo que querem, além de manifestarem comportamentos

A sua falta de empatia se manifesta na dificuldade em colocar-se no lugar das outras pessoas, relutando em identificar-se ou reconhecer emoções, carências, necessidades e sentimentos dos outros.

Veja também: Quais os tipos de transtorno de personalidade e suas características?

Tratamento

O tratamento para o transtorno de personalidade narcisista pode incluir o uso de medicamentos, psicoterapia, terapia familiar e mudanças nas rotinas.

A psicoterapia exerce um papel fundamental na resposta ao tratamento, pois ajuda a pessoa a identificar os seus pensamentos distorcidos e vigiá-los, favorecendo o desenvolvimento do autocontrole.

A duração do tratamento pode levar anos e requer esforço por parte do paciente e do terapeuta. Além disso, pessoas com transtornos de personalidade costumam ser relutantes em aceitar a psicoterapia, pelo que os resultados podem ser limitados e pouco satisfatórios em alguns casos.

Os medicamentos usados para tratar o transtorno de personalidade narcisista servem para controlar transtornos mentais que possam estar associados ao narcisismo, como depressão, psicoses, ansiedade, entre outros.

Pessoas com sintomas de transtornos de personalidade devem ser avaliadas por um médico psiquiatra, que irá diagnosticar o transtorno e orientar o tratamento, conforme cada caso.

Saiba mais em:

Quais os sintomas do transtorno de personalidade dependente?

Quais os sintomas dos transtornos de personalidade?

Transtorno de personalidade é uma doença mental?

Qual é o tratamento para os transtornos de personalidade?