Perguntar
Fechar

Transtorno esquizoafetivo: Quais as causas e como tratar?

A causa do transtorno esquizoafetivo não é totalmente conhecida, mas sabe-se que o distúrbio tem início numa alteração no desenvolvimento do sistema nervosoque afeta a transmissão dos impulsos nervosos entre as células cerebrais.

Contudo, há ainda fatores de risco que aumentam as chances da pessoa desenvolver transtorno esquizoafetivo, sobretudo os fatores genéticos. Pessoas com vários casos de esquizofrenia na família têm mais chances de desenvolver o transtorno.

O transtorno esquizoafetivo geralmente surge em adultos jovens e acomete igualmente homens e mulheres. Não se trata propriamente de uma doença, mas de uma classificação para um conjunto de sintomas.

Existem 2 tipos de Transtorno Esquizoafetivo:

Principalmente Esquizofrênico

Nesse tipo transtorno, a pessoa manifesta sinais e sintomas esquizofrênicos, ainda que não manifeste uma síndrome afetiva.

Principalmente Afetivo

O transtorno esquizoafetivo do tipo principalmente afetivo manifestam ao mesmo tempo sintomas esquizofrênicos e afetivos.

Leia também: Quais os sintomas do transtorno esquizoafetivo?

O tratamento do transtorno equizoafetivo é feito de acordo com os sinais e sintomas apresentados, sendo normalmente feito com a associação de medicamentos antipsicóticos e psicoterapia. O objetivo dos tratamentos é controlar os sintomas e levar à pessoa a retomar às suas atividades diárias.

Saiba mais em:

Quais os tipos de transtorno de personalidade e suas características?

Transtornos mentais: Como identificar e tratar?