Perguntar
Fechar

Ultrassom obstétrico com alteração da translucência nucal? O que pode ser?

Estou grávida com 14 semanas e fiz ultrassom uterino. Deu alteração TN 2,6 mm e a minha médica foi bastante afirmativa dizendo que minha criança será especial. Há mesmo motivo de preocupação?
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

A TN ou Translucência Nucal é uma medida que serve principalmente para verificar os riscos do bebê ter Síndrome de Down, entre outras malformações e doenças genéticas. Quando o valor da translucência nucal é maior que 2,5 mm, significa maior chance de Síndrome de Down.

É importante lembrar que o exame de ultrassom não é capaz de diagnosticar a Síndrome de Down e serve apenas para calcular os riscos. Isso quer dizer que um exame considerado normal (translucência nucal inferior a 2,5 mm) não garante que o bebê não tenha Síndrome de Down, indica somente que o risco é baixo.

O mesmo acontece quando a translucência nucal está aumentada. O risco de Síndrome de Down é alto, mas o bebê pode nascer sem a doença.

Nesses casos, quando a translucência nucal está aumentada, pode-se fazer um exame chamado amniocentese, que permite analisar os cromossomos do bebê e detectar com precisão a síndrome de Down e outras alterações cromossômicas.

Se o resultado da amniocentese for normal, fica afastada a possibilidade de Síndrome de Down, mas pode ser necessário fazer a investigação de outras mal-formações.

Converse melhor com o médico que está acompanhando a sua gravidez em caso de dúvidas.

Também pode lhe interessar:

Que exames devem ser feitos durante a gravidez?