Uma pessoa pode pegar catapora pela 2 vez?

Uma pessoa pega catapora quando criança, ela pode pegar catapora pela 2 vez quando adulta e porque?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Não. Uma pessoa não pode pegar catapora mais de uma vez, porque após o contato com o vírus varicela-zoster, responsável por causar a catapora, o organismo se torna imune à doença.

O que de fato acontece, é que o vírus uma vez adquirido, permanece no corpo por toda a vida, e em momentos de queda da imunidade pode ser reativado. Mas dessa vez apresenta uma outra doença, chamada Herpes-zoster, conhecido também por "cobreiro".

A doença se caracteriza pelo acometimento de um gânglio nervoso, pelo vírus varicela-zoster, causando como sintomas, dor importante em todo trajeto do nervo acometido até a formação de bolhas, crostas e coceira na pele. Ou seja, um quadro clínico dermatológico bastante semelhante à catapora, porém mais doloroso.

O herpes-zoster pode inclusive deixar sequelas, como a dor crônica, embora, felizmente, a grande maioria responda bem ao tratamento medicamentoso com antivirais, como o Aciclovir® e Valaciclovir®.

Leia também: O que é cobreiro e quais os sintomas?

Quais as medidas de prevenção contra a catapora?

A melhor prevenção contra a catapora é a vacinação. Desde 2013, o Ministério da Saúde disponibiliza a vacina tetra viral, que protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora) no sistema público. A primeira dose deve ser dada aos 15 meses e depois aos 4 anos de idade.

Os adultos que ainda não tenham tido a doença, também podem ser vacinados.

Contudo, a vacina contra catapora é contraindicada para gestantes, pessoas com imunidade comprometida e ou que já tenham recebido outra vacina de vírus vivo nas últimas 4 semanas.

Para mais informações sobre a doença, sintomas e prevenção, converse com seu médico da família ou clínico geral.