Perguntar
Fechar

Uretrite: Quais os sintomas e possíveis complicações?

O principal sintoma da uretrite é a dor ou a ardência ao urinar. Contudo, a presença de outros sinais e sintomas como vontade constante de urinar, dificuldade para eliminar a urina, coceira e a presença de corrimento é comum.

Nos homens, o primeiro sintoma da uretrite costuma ser o aparecimento de secreção na uretra, geralmente purulenta, quando a infecção é causada por bactérias.

Os corrimentos causados por outros micro-organismos normalmente têm aspecto de muco, ou seja, são transparentes e viscosos. Já as secreções purulentas, decorrentes de uretrites bacterianas, têm coloração esbranquiçada ou amarelada por causa do pus.

As uretrites são muito mais comuns nas mulheres devido à proximidade da uretra ao ânus, o que favorece a entrada de bactérias que habitam o intestino. Nos homens, a distância é maior e a infecção por bactérias torna-se mais difícil.

Leia também: O que pode causar uretrite?

Complicações

Sem tratamento ou tratada de forma inadequada, a uretrite pode causar complicações como cervicite e doença inflamatória pélvica na mulher, além de orquite, epididimite ou prostatite nos homens.

As sequelas podem incluir infertilidade e estenose da uretra, uma condição que pode levar à formação de um abscesso ao redor da uretra que comprime o canal da urina.

A infecção nesses casos também pode chegar à porção mais alta da uretra e atingir a bexiga (cistite).

O tratamento da uretrite depende da sua causa. As infecciosas geralmente são tratadas com medicamentos antibióticos. O diagnóstico e tratamento da uretrite é da responsabilidade do médico ginecologista ou urologista.

Saiba mais em:

Qual é o tratamento para uretrite?

Dor na uretra: O que pode ser e o que fazer?