Usei adesivo Evra durante 2 anos, parei para engravidar...

Usei adesivo Evra durante 2 anos, parei dia 31 de dezembro de 2011, pois resolvi engravidar. A menstruação desceu dia 3 de janeiro normal, porém este mês (fevereiro 2012) esperei a menstruação e nada, quando já estava com 8 dias de atraso, fiz um beta HCG que deu o seguinte: qualitativo positivo / quantitativo indeterminado. A médica do laboratório pediu para eu voltar 3 dias depois para repetir (caso tenha o mesmo resultado, ela me encaminharia para ultrassom); sendo que no dia seguinte deste resultado que citei, a menstruação desceu. Estou na dúvida se corre risco de já estar grávida ou se isso aconteceu por questão hormonal, devido a suspensão do Evra.
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

O mais provável é que esteja mesmo grávida. O exame de Beta HCG qualitativo positivo, indica a probabilidade de uma gravidez. O exame quantitativo identifica exatamente a quantidade desse hormônio, indicando aproximadamente quantas semanas de gestação a mulher se encontra.

Saiba mais sobre o exame de beta HCG no artigo: O que é o Beta-hCG qualitativo?

E o sangramento apresentado no dia seguinte ao exame, pode ser secundário à implantação do óvulo fecundado na parede do útero, denominado sangramento de nidação.

Saiba mais no link: Dá para confundir sangramento de nidação com menstruação escura?

De qualquer forma, não podemos descartar a possibilidade de uma irregularidade menstrual pela ausência do anticoncepcional. Embora nesses casos não seja esperado aumento do hormônio beta HCG.

Portanto, o mais indicado é mesmo retornar ao laboratório e repetir o exame, conforme foi orientado pela médica. Se for positivo seguirá para o exame de ultrassonografia, onde o médico radiologista é capaz de determinar mais detalhes como o número de embriões, localização da implantação da placenta e características uterinas.

Se for negativo, a médica deverá oferecer orientações que irão ajudar no planejamento gestacional e pré-natal. O cumprimento de um bom pré-natal, com exames de rotina, reposição de vitaminas e hábitos de vida saudáveis, proporciona benefícios para a mãe e o bebê, permitindo uma gravidez agradável e com menos riscos.

Anticoncepcional Evra®

O anticoncepcional Evra® é um método bastante seguro de contracepção, na forma de adesivo, o qual após sua interrupção, permite o restabelecimento da fertilidade da mulher prontamente. A não ser que haja algum problema individual no organismo da mulher, ela poderá engravidar dentro dos primeiros 3 meses de interrupção.

Leia também: O anticoncepcional adesivo é seguro?

Para maiores informações sobre anticoncepcionais e pré-natal, converse com seu médico ginecologista.