Perguntar
Fechar

VHS alto, o que pode ser?

VHS alto pode ser sinal de infecções causadas por vírus ou bactérias ou ainda processos inflamatórios. Porém, se os valores de VHS estiverem muito elevados (acima de 100 mm/h), é quase certo que a pessoa esteja com alguma doença infecciosa, polimialgia reumática, arterite temporal, inflamação no tecido conjuntivo ou ainda câncer.

Contudo, existem vários fatores que podem alterar a velocidade de hemossedimentação (VHS) dos glóbulos vermelhos (gestação, anemia, problemas na tireoide, diabetes, insuficiência renal e cardíaca), gerando resultados falso-positivos e falso-negativos.

Osvalores de referência do VHS variam de acordo com a idade e o sexo:

IdadeHomensMulheres
menos de 50 anosaté 15 mm/haté 20 mm/h
mais de 50 anosaté 20 mm/haté 30 mm/h
mais de 85 anosaté 30 mm/haté 42 mm/h

No entanto, quando o VHS está muito alto (acima de 100 mm/h) há poucas chances do resultado estar errado, já que o exame costuma ser bastante específico nesses casos.

Assim, quando o resultado do exame de VHS apresenta valores muito elevados, trata-se de um achado importante e que precisa ser avaliado, principalmente se a pessoa estiver com sinais e sintomas de infecção, como febre e aumento do número de leucócitos (leucocitose).

Cabe ao médico que solicitou o exame interpretar os resultados e investigar a causa do aumento do VHS.

Saiba mais em:

Exame VHS: Para que serve e como entender os resultados?