Perguntar
Fechar

Vinagre de Maçã tem  benefícios para a saúde? Como usar?

Dra. Juliana Guimarães
Dra. Juliana Guimarães
Doutora em Saúde Pública

O vinagre de maçã é benéfico à saúde quando usado de forma correta, com as devidas orientações por profissionais da área, e tem diversas aplicações terapêuticas. É feito a partir da fermentação alcoólica de um carboidrato, seguido da fermentação secundária por ácido acético.

É rico em vitaminas (vitamina A, C, E e do complexo B), minerais (potássio, fósforo, cálcio e magnésio) e pectina (fibra solúvel de algumas frutas). Não possui conservantes.

Embora alguns estudos confirmem o uso do vinagre, entre eles, o vinagre de maçã para fins emagrecimento, controle de glicemia e redução de gordura ainda são necessários mais pesquisas que esclareçam seus mecanismos.

O vinagre de maçã tem vários benefícios para a saúde

Como o Vinagre de Maçã atua?

O ácido acético, presente no vinagre de maçã, influencia na sensibilidade da célula à insulina. Faz com que o receptor de insulina da célula fique mais susceptível à insulina para que ela se acople mais facilmente. Este mecanismo faz com que a glicose livre no sangue, entre na célula. Assim, o sangue fica mais limpo de açúcar.

Benefícios do Vinagre de Maçã

1. Melhora os níveis de glicose no sangue

O ácido acético reduz o nível de glicose no sangue, fazendo com que este açúcar entre nas células e seja metabolizado em seu interior. Muito benéfico em caso de diabetes tipo 2, que é aquele que a pessoa desenvolve diabetes em uma idade mais avançada e que não é dependente de insulina.

2. Favorece o emagrecimento

O vinagre de maçã reduz a quantidade de açúcar no sangue. Se há menos açúcar diluído no sangue, menos açúcar será acumulado no corpo em forma de gordura. Além disso, o ácido acético promove a quebra das células de gordura já armazenadas no organismo, o que chamamos de lipólise. Segundo alguns estudos, o ácido acético evita o estoque de gordura e ajuda a eliminar a gordura presente no corpo, o que promove o emagrecimento.

Este mecanismos ainda necessitam de mais aprofundamento.

3. Reduz a Pressão Arterial

Para as pessoas hipertensas, o vinagre de maçã ajuda a reduzir a pressão arterial por não ter sódio. O sódio está entre as substâncias mais prejudiciais para quem tem pressão arterial elevada por contribuir no aumento dos níveis pressóricos. O vinagre de maçã é rico em potássio, que ajuda a regular os níveis de sódio e regularizar a pressão arterial.

4. Ajuda a diminuir a absorção de carboidratos pelo trato gastrointestinal

A pectina é uma fibra que faz com que os carboidratos sejam absorvidos em menor quantidade pelos intestinos. Esta ação também favorece o emagrecimento.

5. Auxilia no controle do colesterol

A pectina, fibra solúvel presente no vinagre de maçã, aumenta a excreção de gordura pelas fezes, auxiliando no controle do colesterol ruim (LDL)..

6. Promove a produção de enzimas digestivas

Na medida em que a idade avança, nós produzimos menos enzimas digestivas e o vinagre da maçã faz com esta produção aumente. Isto faz com que o intestino funcione melhor. Assim, os alimentos são melhor aproveitados e os problemas digestivos são reduzidos.

7. Funciona no combate a infecções

O vinagre de maçã pode ser usado para gargarejos em quem tem amigdalites de repetição, pois também tem ação de antibiótico natural pela presença do ácido málico.

Como usar o vinagre de maçã

  • Use um vinagre de maçã orgânico com acidez em torno de 4%.
  • Você deve diluir 2 colheres de sopa em 200 ml de água.
  • Deve tomar em torno de 2 copos ao dia, antes das principais refeições (almoço e jantar).
  • Evitar usar em jejum por causa da acidez do vinagre de maçã.

Contraindicações

O uso do vinagre de maçã é contraindicado para quem tem:

  • Desgaste do esmalte dos dentes
  • Gastrite
  • Úlcera
  • Esofagite

Quem tem estes problemas, não deve usar vinagre de maçã por causa da sua acidez.

Antes de iniciar o uso, converse com um nutricionista ou médico nutrologista.

Saiba mais em: Tomar vinagre para emagrecer faz mal?