Viscossuplementação pode aliviar dor em casos de condromalacia e cisto de Baker?

O uso da viscossuplementação para aliviar a dor em casos de condromalacia e cisto de Baker ainda não tem sua eficácia totalmente comprovada.

A viscossuplementação é um procedimento em que o ácido hialurônico é aplicado na no interior da junta (articulação). Esse ácido é encontrado normalmente no líquido sinovial, que está presente nas articulações e tem a função de lubrificá-las e contribuir para a sua melhor movimentação. O seu uso para tratamento de vários problemas das articulações está sendo estudado e sua eficácia a longo prazo ainda é desconhecida.

Na condromalacia patelar (síndrome patelo-femoral ou joelho de corredor) a dor e o desconforto no joelho são causados pelo desgaste da cartilagem que fica atrás do osso do joelho (patela). O seu tratamento é feito com o uso de anti-inflamatórios, fisioterapia, exercícios para fortalecimento dos músculos da perna, além da necessidade de se evitar os esforços excessivos dos joelhos.

O cisto de Baker é uma espécie de bolsa com líquido sinovial que se forma atrás do joelho, causando dor e desconforto. O aumento do líquido sinovial ocorre devido à inflamações das estruturas articulares dos joelhos, como ligamentos e meniscos.

Tratando-se das causas da lesão articular, como a reparação de meniscos e ligamentos, utilizando-se técnicas de microcirurgia (artroscopia), o cisto de Baker tende a diminuir de tamanho, sendo rara a necessidade de sua remoção por cirurgia.

O ortopedista é o profissional especializado em diagnosticar e tratar desses problemas articulares.