A vontade de urinar durante a relação sexual é geralmente normal, especialmente em mulheres.
A uretra também é estimulada durante a relação e, ao se aproximar do orgasmo, essa sensação se intensifica; inclusive pode haver pequeno escape de urina (o que é relativamente raro).
Algumas mulheres podem ter ejaculação (1 a 2%), com eliminação de um líquido claro, que pode ser confundido com urina, mas é um líquido incolor e sem cheiro produzido nas glândulas de Skene (parauretrais). Acontece em orgasmos muito intensos ou múltiplos.
Algumas doenças podem cursar com aumento da vontade de urinar, mas não especificamente durante a relação sexual, como é o caso da cistite (polaciúria), mas são exceções; na maioria dos casos essa vontade é totalmente normal.
Nos homens com mais de 50 anos a vontade de urinar ou a perda de urina na hora da relação sexual pode indicar alterações no sistema urinário, na próstata ou a presença de tumores.
As causas mais comuns da perda de urina durante a relação sexual nos homens incluem:
Aumento do tamanho da próstata não associado ao câncer (Hiperplasia Prostática Benigna – HPB),
Obstrução do sistema urinário: um tumor em qualquer lugar ao longo do trato urinário pode bloquear o fluxo normal de urina, levando à perda de urina, e
Câncer de próstata: a perda de urina durante a relação sexual pode estar associada ao câncer de próstata.
Tratamento de câncer de próstata, especialmente nos casos de retirada da próstata.
O que posso fazer?
Alguns hábitos simples podem ajudar a reduzir a perda de urina durante a relação sexual. Estes hábitos incluem as seguintes ações:
- Hidrate-se: homens e mulheres que apresentam perda de urina durante a relação sexual, geralmente, diminuem a ingestão de água, o que pode provocar desidratação e infecção urinária,
- Evite o consumo de bebidas com cafeína, álcool e adoçantes artificiais: estas substâncias irritam a bexiga e podem agravar o problema;
- Evite fumar,
- Pratique atividade física.
Se a vontade de urinar ou a perda de urina durante a relação sexual for algo recorrente, que não aconteça apenas próximo da hora do orgasmo, é recomendado consultar um urologista para investigação da causa e tratamento associado.
Entretanto, se for algo recorrente, que não aconteça apenas próximo da hora do orgasmo, é recomendado consultar um urologista para investigação da causa e tratamento associado
Para saber mais sobre urina e relação sexual, você pode ler:
Depois da primeira relação sexual é normal fazer mais xixi?
Dor ao urinar depois da relação é normal? O que pode ser?
ICS - International Continence Society.
SBU - Sociedade Brasileira de Urologia.