Sim, o vírus Zika pode causar Síndrome de Guillain-Barré. Quando ocorre, a doença normalmente começa a manifestar os seus sintomas de 2 a 4 semanas após a infecção pelo Zika, independentemente da idade do paciente.
A associação entre o Zika e a Síndrome de Guillain-Barré foi reforçada por uma pesquisa publicada na revista inglesa The Lancet, em 2016.
Os cientistas analisaram um surto de Zika que ocorreu entre 2013 e 2014 na Polinésia Francesa e verificaram que no mesmo período houve um aumento do número de casos de Guillain-Barré.
O estudo identificou 42 casos de Síndrome de Guillain-Barré e em todos eles havia vestígios da presença recente do vírus Zika.
Veja aqui como ocorre a transmissão do Zika.
Apesar da relação do Zika com a Síndrome de Guillain-Barré, esse vírus não está entre as principais causas da doença. A infecção pela bactéria Campylobacter jejuni, presente na carne mal passada de aves, é a causa mais frequente de Guillain-Barré.
Outros vírus que também podem causar a Síndrome são o citomegalovírus, vírus Epstein-Barr, vírus das hepatites A, B e C, influenza e HIV. O desenvolvimento da Síndrome de Guillain-Barré também está relacionada com cirurgia, vacinas e gravidez.
Saiba mais em:
O que é a Síndrome de Guillain-Barré e quais são os sintomas?