Perguntar
Fechar

Caroço na nuca: o que pode ser?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Caroço na nuca pode ser sinal de Linfonodo (gânglio linfático) aumentado. Isso pode ocorrer devido a infecções ou inflamações próximas ao pescoço, como alergias, amigdalite, mononucleose infecciosa ("doença do beijo"), otite, problemas dentários ou mesmo em quadros de virose ou gripe.

Mas existem também muitas outras causas, que devem ser avaliadas, no exame clínico e seguindo os demais sintomas que apareçam.

O médico de família ou clínico geral devem fazer essa avaliação.

Linfonodo aumentado

Na verdade, o aumento de um linfonodo, também conhecido por íngua, significa que o nosso corpo está reagindo a algum agente agressor, está reagindo a alguma infecção ou algo que não está adequado para o nosso organismo.

Nesses casos, os gânglios aumentam de tamanho, para aumentar a produção de anticorpos, e passa a ser palpável e doloroso, na forma de um "caroço" ou nódulo.

Resquício embrionário

Outra causa para caroço na nuca é resquício do período embrionário. A lesão é benigna e a retirada é feita por motivos estéticos ou quando há inflamações recorrentes no local.

Lipoma

Porém, o caroço na nuca também pode ser um lipoma, que nada mais é do que um tumor benigno formado por gordura. Nesses casos, o nódulo normalmente tem uma consistência mais firme que a de um linfonodo, e por ser uma lesão benigna, o lipoma não precisa ser retirado, exceto por razões estéticas.

Câncer

Quando o caroço na nuca é um câncer, o nódulo geralmente é mais bem visualizado, endurecido, pode estar aderido a estruturas mais profundas, não causa dor ou vermelhidão e ainda surgem sinais e sintomas que chamamos de sistêmicos, por atingir outras partes do corpo, como emagrecimento, dificuldade de se alimentar, engasgos entre outros. E nesses casos um médico deve ser imediatamente procurado para avaliação detalhada.

Contratura muscular

Por fim, contraturas musculares, de músculos posteriores do pescoço, também podem resultar em caroços na nuca. Nesses casos, o tratamento pode ser feito com relaxantes musculares, compressa morna no local e fisioterapia.

Se o caroço na nuca permanecer por mais de uma a duas semanas, um médico clínico geral ou médico de família deve ser consultado para uma melhor avaliação.

Também pode lhe interessar: