Sangue nas fezes de bebê, o que pode ser?

A presença de sangue nas fezes do bebê pode ter várias causas dependendo da idade do bebê. Uma das mais frequentes ocorre devido à dificuldade para evacuar (constipação) que pode surgir em bebês que ainda estão mamando, mas que geralmente ocorre quando há a introdução de novos alimentos na sua dieta, além do leite materno. As fezes ressecadas e o esforço para evacuar podem causar uma pequena lesão (fissura) na região anal, provocando sangramento em pequena quantidade.

Outra situação menos frequente da presença de sangue nas fezes decorre da colite alérgica, na qual a criança tem cólicas devido à alergia a alguns dos alimentos ingeridos. Sangue nas fezes de recém-nascidos não é normal e pode significar um problema mais grave, assim como a presença de sangue nas fezes acompanhada de dor e inchaço abdominal (distensão) nos bebês.

Em qualquer situação de presença de sangue nas fezes do bebê, independente da idade, deve-se consultar o pediatra para a realização do diagnóstico do problema e seu tratamento.

Também sobre este assunto