Como Funciona

As perguntas podem ser feitas através do mecanismo de perguntas localizado na barra lateral direita “Pergunte ao Médico“. Você deve fazer uma descrição o mais detalhada possível, em ordem cronológica. Dê-nos o máximo de informação possível. Descreva tudo o que nos possa ajudar a responder sua pergunta. Não se esqueça, no entanto, de realmente fazer a pergunta, de forma direta e objetiva, para que possamos responder exatamente à sua dúvida.

Perguntas muito genéricas, descrições de sintomas ou situações médicas não acompanhadas de uma pergunta, e perguntas com muito pouca informação podem ser difíceis de interpretar e de responder e por esse motivo poderão não ser respondidas. Leia as Regras para Perguntas para saber como deve fazer.

Você também pode fazer uma busca no site, para ver se sua dúvida já foi respondida. Se ela já foi respondida, essa é a maneira mais rápida de você ter resposta a sua pergunta.

Minha pergunta será respondida?

Não necessariamente. Apenas algumas perguntas serão respondidas. Faremos uma seleção das perguntas baseados na qualidade da pergunta do ponto de vista de fornecimento de conteúdo de qualidade e utilidade para quem questiona e para os demais usuários do site.

Por que minha pergunta não foi respondida?

  1. Sua pergunta não foi selecionada para ser respondida (temos uma limitação técnica relacionada ao número de perguntas que podem ser respondidas diariamente);
  2. Ainda não deu tempo de lermos e respondermos sua pergunta;
  3. Sua pergunta e outras referentes ao assunto da sua dúvida já foram respondidas anteriormente no site;
  4. Sua pergunta remete a uma resposta que é um diagnóstico médico ou o nome de um medicamento ou um tratamento. Este tipo de pergunta fere a legislação brasileira. Em hipótese alguma este site vai consultar, diagnosticar, receitar remédios, ou orientar algum tipo específico de tratamento. Nosso objetivo é apenas tirar dúvidas relacionadas à saúde. Perguntas do tipo: “estou com dor de cabeça, qual a minha doença?” ou “qual remédio eu tomo para dor de cabeça?”, por exemplo, simplesmente não serão respondidas.
  5. Você escreveu alguma coisa e esqueceu de fazer a pergunta. Este site é justamente para tirar dúvidas, de nada adianta escrever tudo que sente sem fazer uma pergunta. Precisamos saber exatamente o que você quer saber para podermos dar uma resposta.
  6. A pergunta é inadequada, muito confusa e/ou usa palavras ou expressões de baixo calão. Nesses casos as perguntas não serão respondidas. Evite, na medida do possível, o uso de expressões regionalistas ou pejorativas que possam ser de difícil compreensão.

Quanto tempo demora a ser respondida a minha pergunta?

O tempo de resposta é muito variável. Não existe emergência ou urgência no site.

Como a resposta para minha pergunta vai aparecer no site?

Sua pergunta vai aparecer no site na forma de uma postagem:

  1. Título/Pergunta: A sua pergunta é editada para o formato mais adequado e conveniente ao site (geralmente é referente a sua pergunta principal ou o assunto da sua dúvida);
  2. Nome do médico: A resposta é assinada pelo profissional que respondeu sua pergunta (veja Quem Somos);
  3. Resposta: A resposta para a sua dúvida aparece logo abaixo da sua pergunta e autor da resposta.