O que significa ovário com folículo?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Ovário com folículo significa a presença de folículo dentro do ovário.

A formação desses folículos ocorre na fase embrionária, quando a mulher está sendo gestada por sua mãe. Após isso, a reserva dos óvulos fica determinada e quando ocorre a menarca (primeira menstruação) a mulher começará a liberar um óculo a cada ciclo menstrual.

A cada ciclo menstrual, um folículo é estimulado pelos hormônios e se desprende do ovário no formato de óvulo. Esse óvulo segue o percurso até o útero e, caso não seja fecundado pelo espermatozoide, a mulher apresentará a menstruação.

A liberação do folículo para fora do ovário é conhecida como ovulação. A avaliação dos folículos na fase pré-ovulatória é um passo importante durante a realização da ultrassonografia para avaliar o ciclo menstrual e a ovulação.

A presença de folículo nos ovários é uma condição benigna que não apresenta riscos para a mulher. Esses folículos são comuns e fazem parte da constituição dos ovários.

Após a realização do ultrassom, leve o exame para o/a médico/a interpretar e continuar a avaliação da sua história clínica.