A menstruação vai continuar regulada se eu parar de tomar anticoncepcional?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Nem sempre a menstruação continua regulada quando a mulher para de tomar anticoncepcional.

O uso do anticoncepcional regula o sangramento mensal devido à supressão da ovulação. A alteração hormonal causada pelo anticoncepcional provoca um afinamento da camada interna do útero (endométrio) e um sangramento provocado por privação hormonal. Ou seja, na pausa entre as cartelas do anticoncepcional, em que não há ingestão do hormônio, a redução de hormônios disponíveis na corrente sanguínea induz o sangramento do útero (menstruação).

Com o uso adequado e sem falhas do anticoncepcional, a menstruação tende a ficar regulada, vindo no período de pausa entre as cartelas.

Quando a mulher para de tomar anticoncepcional, seus hormônios terão papel ativo na regulação da ovulação e, consequentemente, da menstruação.O ciclo menstrual pode, então, variar a cada mês. A duração entre uma menstruação e outra poderá ser de 28 a 35 dias. E cada ciclo poderá ter uma duração diferente. Por isso, a mulher tem a sensação de que a menstruação está desregulada, já que ela nem sempre virá em dias fixos como acontece com o uso do anticoncepcional.

Saiba mais em: Dúvidas sobre Anticoncepcional

O importante é manter atenta sobre seu corpo e acompanhar os novos ciclos menstruais, observando os novos formatos que a menstruação assume sem o uso do anticoncepcional, prevenindo-se das doenças sexualmente transmissíveis e adotando outras medidas contraceptivas.

Leia também:

Quantos dias tem um ciclo menstrual normal?

Tomar anticoncepcional durante muito tempo faz mal?