Bilirrubina na urina, o que pode ser?
Bilirrubina na urina é um sinal de doenças no fígado, na vesícula biliar ou distúrbios no sangue, já que em condições normais a bilirrubina não costuma estar presente na urina.
Podemos citar como causas comuns: hepatites, cirrose, câncer de fígado, anemia falciforme, tumores ou cálculos biliares.
O que é bilirrubina?
A bilirrubina é um pigmento da bile (ou líquido produzido pelo fígado), que fica armazenada na vesícula biliar. A maior parte da produção de bilirrubina é proveniente da degradação dos glóbulos vermelhos do sangue, também conhecidos como hemácias ou eritrócitos, e a menor parte é produzida diretamente no fígado.
Assim, quando a bilirrubina está presente (+) na urina, podemos assegurar que a sua concentração no sangue está elevada, o que indica um mau funcionamento do fígado, uma obstrução na vesícula, impedindo o fluxo e eliminação natural da bile, uma quebra exagerada de hemácias, ou ainda uma possível lesão hepática.
Quando as taxas de bilirrubina no sangue estão altas, além de ser excretada na urina, causando uma coloração escura, esse pigmento também se deposita na pele e na conjuntiva (parte branca dos olhos), resultando em coloração amarelada na pele e nos olhos, a chamada icterícia.
Na maioria das vezes, a bilirrubina é detectada no exame de urina mesmo antes da icterícia se manifestar.
Para maiores esclarecimentos, e para definir a causa desses pigmentos biliares serem encontrados no exame de urina, converse com o médico que solicitou o exame ou consulte um hepatologista.
Saiba mais sobre esse tema nos artigos:
Bilirrubina alta: o que pode ser?
Para que serve o exame de bilirrubina no sangue?