Existe algum anticoncepcional que emagrece?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Não. Os anticoncepcionais não interferem no peso das mulheres.

Os estudos realizados com diversos anticoncepcionais não mostraram associação com perda ou ganho de peso.

A alteração de peso que a mulher percebe com o início do uso de anticoncepcionais pode ser explicada por outros motivos e deve ser investigada.

Alguns anticoncepcionais podem causar maior retenção de líquido que outros e, nesse sentido, a mulher têm a sensação que engordou. Porém, esse efeito normalmente ocorre apenas no período dos primeiros meses de adaptação, voltando à normalidade após.

A escolha do melhor método anticoncepcional deve ser feita pela mulher e considerando alguns fatores de vida como idade, fumo, uso de medicações e patologias prévias.

Procure o/a médico/a de família, clínico geral ou ginecologista para melhor orientar essa escolha.