Filariose tem cura? Qual o tratamento?
Filariose tem cura, se for descoberta no início. O tratamento é feito com o medicamento Dietilcarbamazina, que combate o verme Wuchereria bancrofti, causador da doença.
A pessoa deve tomar a medicação conforme prescrita por 12 dias consecutivos.
Casos mais avançados de filariose linfática não têm cura, mas o tratamento é necessário para interromper a ação dos vermes e evitar que o inchaço e as deformações aumentem.
A Dietilcarbamazina mata rapidamente as microfilárias, enquanto que os vermes adultos morrem mais lentamente, o que geralmente requer várias séries de tratamento. Nos casos específicos em que ocorre resistência ao tratamento clínico com medicamentos, é necessário remover os vermes adultos cirurgicamente.
Em casos em que as complicações já estejam presentes, o/a paciente deve ter alguns cuidados com a limpeza da pele, e das unhas, elevação dos membros inferiores e outros exercícios simples de mobilidade do tornozelo para facilitar o retorno linfático.
Outra ação importante que deve ser tomada é referente ao combate às larvas e aos insetos adultos para interromper a transmissão da filariose para outras pessoas. Esse trabalho da vigilância epidemiológica juntamente com a população é fundamental para eliminar os criadouros do mosquito e evitar a proliferação do Culex.
O tratamento para filariose é fornecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Também pode lhe interessar: Quais são as doenças causadas por vermes