Meu esposo está com Gama GT alterado?

Meu esposo está com gama gt alterado 120 u/l ele e hipertenso toma nifedipina 20mg e captopril de 50mg, isso tem a ver com as alterações. Ele so tem 32 anos nunca fumou e bebeu, porque essa alterações?
Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

A alteração do Gama GT pode ser por causa dos medicamentos que ele usa.

O valor normal de gama GT para homens varia entre 7 e 60 U/L.

Os valores de referência podem variar um pouco entre os laboratórios, métodos de análise e serviços, porém não ultrapassam 73 U/L como valor normal máximo.

A Gama-GT é uma enzima encontrada em diversos órgãos como no pâncreas, rins, baço, coração, cérebro, sobretudo no fígado e vesícula biliar, portanto qualquer alteração nessa enzima, sugere uma desordem em um desses órgãos.

Como por exemplo, casos de alcoolismo, esteatose hepática, cirrose, pancreatite, cálculo biliar ou câncer no fígado, certamente levarão ao aumento da enzima no decorrer da doença.

A gama gt também é utilizada para avaliar a resposta no tratamento da abstinência alcoólica, pois reduz seus níveis consideravelmente, quando o paciente realmente se mantém em abstinência, sendo um marcador de boa resposta.

Portanto, visto que a enzima GGT está presente em diversos órgãos e se altera por diferentes causas, sua maior importância clínica será na avaliação conjunta com outros exames.

É importante levar o resultado de exame à/ao médica/o que solicitou para que possa ser dada continuidade no tratamento do seu esposo. Na consulta de retorno, o/a médico/a avaliará o resultado do Gama-GT juntamente com os outros exames e com o quadro clínico do seu esposo. Após isso, o/a profissional de saúde indicará o melhor tratamento nesse caso.

Para mais esclarecimentos, procure o/a médico/a de família, clínico/a geral ou gastroenterologista.

Leia também:

Qual o normal para homens no exame de gama-GT?

Quais são os valores de referência do gama-GT?