Menstruação irregular está relacionada principalmente com alterações hormonais. O atraso menstrual muitas vezes é causado por falta de ovulação, o que pode acontecer na síndrome dos ovários policísticos. Já os sangramentos irregulares podem ter como causa a presença de pólipos, miomas ou tumores de útero.
Contudo, a menstruação irregular pode ter muitas outras causas, que incluem desde problemas psicológicos, hábitos ruins a doenças, tais como:
- Estresse emocional;
- Ansiedade;
- Sono insuficiente;
- Perda ou ganho excessivo de peso;
- Problemas na tireoide;
- Exercícios físicos intensos;
- Transtornos alimentares ou dietas muito restritivas;
- Uso de medicamentos ou drogas;
- Amamentação;
- Tumores ovarianos;
- Endometriose.
Os hormônios responsáveis pela regularidade do ciclo menstrual são o estrogênio e a progesterona, ambos produzidos pelos ovários.
Quando existe alguma irregularidade desses hormônios, é necessário detectar o tipo de anormalidade envolvida para que seja traçado o tratamento adequado, seja reposição hormonal, com uso de pílulas anticoncepcionais, tratamento psicoterápico, orientação dietética, entre outros.
O ciclo menstrual normal pode ter uma duração que vai de 21 a 35 dias, sendo que a média é de 28 dias para a maioria das mulheres.
Nos dois primeiros anos de menstruação os ciclos geralmente são desregulados, o que é normal nessa fase. Porém, excetuando esse caso, irregularidades frequentes na menstruação ou alterações constantes no ciclo menstrual não devem ser consideradas normais e devem ser investigadas.
Consulte um médico de família ou ginecologista para avaliação e devido acompanhamento.
Saiba mais em:
Dúvidas sobre menstruação, sangramentos, escapes
Minha menstruação veio duas vezes este mês, é normal?
Ciclo menstrual desregulado: Como calcular o período fértil?