Perguntar
Fechar

Minha namorada está com a menstruação atrasada?

Minha namorada me disse que a menstruação dela está atrasada 10 dias, era para ter vindo dia 28 de outubro e ainda não veio, não tivemos relações sexuais, apenas uma "pegação" porem estávamos com roupa e tudo mais, estou com medo que seja gravidez eu tenho 17 anos e ela 18, ela não sente enjoo nem outras coisas que sejam sintomas de gravidez, gostaria de saber o que pode estar atrasando a menstruação dela e se tem risco de gravidez mesmo se apenas ejaculando dentro da calça sem contato direto com a vagina dela?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Existem diversas causas para o atraso menstrual, mas se não houve contato físico, a relação foi com roupa, não há possibilidades de gravidez.

Vale lembrar, que ao iniciar atividade de vida sexual é importante conversar com médico de família, ginecologista (para as mulheres) ou urologista (para os homens), no intuito de esclarecer suas dúvidas, receber as orientações e cuidados adequados para uma prática saudável e sem riscos para ambas as partes.

Em toda a relação sexual, buscando prevenção de gravidez e também de doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV, gonorreia, clamídia, entre outras, está indicado o uso de contraceptivos de barreira, como a camisinha.

O que pode estar atrasando a menstruação?

Dentre as diversas causas que levam ao atraso da menstrual, além da gravidez, podemos citar:

  • Síndrome do ovário policístico,
  • Hipo ou hipertireoidismo,
  • Uso de anticoncepcional,
  • Mudança de peso em pouco tempo,
  • Ansiedade, estresse,
  • Menopausa,
  • Uso de certos medicamentos, até
  • Excesso de atividade física.

Para a ausência de menstruação damos o nome de amenorreia, saiba mais sobre esse tema no link: O que é amenorreia e quais as suas causas?

Outra situação que vemos com frequência, é o cálculo equivocado da data da menstruação esperada, principalmente nos casos de ciclos irregulares. Ou seja, quantos dias é considerado um atraso menstrual?

Na verdade, para ser considerado um atraso, a menstruação deve estar com pelo menos 15 dias de atraso. Os casos de atrasos de 7 a 10 dias são muito comuns e nem sempre indicam algum problema.

No entanto, mulheres com ciclos regulares, mais de 7 dias de atraso e com sintomas compatíveis de gravidez, como enjoo, maior sensibilidade nas mamas, sonolência, devem procurar atendimento médico na unidade de saúde básica, para avaliação e realização do teste de gravidez.

Não havendo sinais ou sintomas de gravidez, pode aguardar o tempo de 15 dias, fazer o teste de farmácia, ou procurar o ginecologista para avaliar outras causas.