São exames diferentes com indicações diferentes (são solicitados para situações diferentes).
O Ultrassom Obstétrico normal é diferente do Ultrassom Obstétrico com Doppler.
Ultrassom obstétrico é o exame de ultrassonografia realizado de rotina durante a gravidez. A função dele é avaliar a placenta, o líquido amniótico que protege o feto, o crescimento e desenvolvimento fetal. Com ele, é possível detectar alguns problemas e anomalias fetais, bem como determinar a idade gestacional e a data provável do parto.
O ultrassom com Doppler serve para avaliar órgãos, estruturas, tecidos, vasos sanguíneos e o fluxo de sangue da região em análise. O ultrassom com Doppler é uma ultrassonografia realizada da mesma forma que as outras, porém, com um adicional que permite a visualização do fluxo sanguíneo do local, analisando a irrigação e a permeabilidade sanguínea.
O Ultrassom Obstétrico com Doppler serve para avaliar o sentido e a quantidade de fluxo sanguíneo que chega para o feto, permitindo, assim, analisar a circulação sanguínea nos vasos uterinos e fetais, além de detectar possíveis alterações na placenta. Portanto, ele é um exame mais completo que o Ultrassom Obstétrico normal.
Por isso, caso o/a médico/a tenha solicitado um Ultrassom Obstétrico com Doppler, é importante ele ser realizado pois não é a mesma coisa que o Ultrassom Obstétrico normal.
Leia também: