Amamentar aumenta o apetite?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Sim, amamentar aumenta o apetite porque a produção de leite queima muitas calorias. É por isso que a amamentação auxilia no processo de redução do peso pós parto, contribuindo para que a mulher recupere o peso que tinha antes da gravidez.

Contudo, esse aumento de apetite proporcionado pela amamentação pode fazer aumentar de peso se não houver atenção com a quantidade e qualidade dos alimentos.

Por outro lado, as calorias da alimentação da mulher que amamenta devem ser reajustadas, pois o seu corpo precisa de mais energia para produzir leite.

Para aproveitar o benefício da amamentação é preciso ter uma alimentação balanceada, com cerca de 2.500 calorias por dia.

Como deve ser a alimentação durante a amamentação?

Não há uma dieta específica que deve ser seguida durante a amamentação, mas é importante que ela seja saudável e rica em nutrientes, com lanches nos intervalos entre as principais refeições e abundante em líquidos.

A alimentação deve ter:

  • Verduras;
  • Legumes;
  • Cereais;
  • Vegetais verde-escuros;
  • Carnes brancas com moderação;
  • Leite e derivados;
  • Frutas.

Saiba mais em: Qual a alimentação ideal para quem está amamentando?

Alimentos ricos em ômega 3, como peixes (sardinha, atum, salmão, arenque), sementes de linhaça, castanhas e nozes, devem ser consumidos pelo menos 2 vezes por semana.

Amamentar também aumenta a sede, pois a produção de leite requer uma grande quantidade de água. Por essa razão, recomenda-se beber pelo menos 2 litros de água por dia durante a amamentação.

Para seguir uma dieta saudável e equilibrada, que garanta os nutrientes e as calorias necessárias para a mulher que amamenta e seu bebê, o mais indicado é consultar o/a nutricionista.

Leia também:

Mastite na amamentação é perigoso?

O que pode causar cólicas no bebê?

Comer ou beber água enquanto estou dando de mamar faz mal?

Comer chocolate durante a amamentação faz mal para o bebê?

Comer pimenta durante a amamentação faz mal para o bebê?